Mercado

Plantio da soja 2017/18 na fase final no País

O plantio da soja brasileira, safra 2017/2018, atingiu 84% da área total estimada, apontou a AgRural no dia 24 de novembro.

Os dados acumulados do plantio da soja representam avanço de 11 pontos em uma semana e superam os 83% de um ano atrás e é maior que os 79% da média dos últimos 5 anos.

Os trabalhos de plantio da soja já estão perto do fim em Mato Grosso do Sul (99%), Paraná (96%) e Mato Grosso (96%).

Em Goiás, 90% da área está semeada. “De um modo geral, o plantio avança sem maiores percalços e as lavouras se desenvolvem bem em todo o País”, disse a AgRural.

Segundo a consultoria, a redução das chuvas no Matopiba e as temperaturas mais baixas no Sul do País não chegam a comprometer o ritmo da semeadura nem o potencial produtivo das lavouras.No Sul, o plantio chegou a 96% no Paraná, 88% em Santa Catarina e 71% no Rio Grande do Sul. No Matopiba, 58% da área está plantada no Maranhão, 45% no Tocantins, 31% no Piauí e 65% na Bahia.

Já o plantio de milho verão alcançou 71% da área total estimada para o Centro-Sul do Brasil, em linha com os 72% da média de cinco anos, disse a consultoria AgRural. O avanço de oito pontos porcentuais na última semana, entretanto, não foi suficiente para eliminar o atraso em relação a igual período do ano passado, quando o plantio já estava em 87%.

“Esse atraso em relação à safra passada deve-se principalmente ao ritmo mais lento de plantio em Minas Gerais, onde as chuvas demoraram um pouco mais para chegar e onde os produtores têm preferido dar mais atenção à semeadura da soja, deixando o milho para plantar mais tarde”, disse a consultoria.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Até o dia 23 de novembro, 21% da área estava plantada em Minas Gerais, ante 66% na média de cinco anos, conforme a AgRural. Em Goiás e São Paulo, o plantio chegou a 68% e 98%, respectivamente.

O Farmnews atualiza as estimativas da produção de soja por país produtor, em novembro de 2017.

Os dados se referem a estimativa da produção de soja por país na próxima safra (safra 2017/18), segundo dados do USDA. Clique aqui e confira os dados!

Adaptado de Estadão

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo