Projeção de rebanho

Projeção de rebanho, saiba porque é tão importante na sua gestão

No Farmnews temos abordado assuntos relacionados a gestão pecuária e o valor da informação nas fazendas. Já falamos sobre a importância de criar metas, fluxo de caixa, nos primeiros passos do processo orçamentário, entre outros temas. Hoje vamos aprofundar um pouco mais na questão orçamentária e reforçar o fato que o orçamento é a base de todo processo de gestão.  E, quando falamos em orçamento na pecuária, a projeção de rebanho é fundamental.

E por que projetar o rebanho?

Na pecuária, para que possamos criar nosso plano orçamentário, devemos ter as previsões de custos e receitas da fazenda. E como ter os dados de custos e receitas sem uma estimativa do estoque de animais? É impossível prever custos e faturamento adequadamente sem que haja uma estimativa do estoque futuro de animais, bem como de seus indicadores de desempenho.

Existem custos diretamente relacionados ao rebanho e para estima-los, devemos projetar o rebanho. Por exemplo, como iremos estimar o custo do consumo de suplemento mineral, vermífugos, vacinas entre outros se não temos a estimativa do estoque. Igualmente não somos capazes de estimar vendas e metas de produtividade se não temos a projeção de rebanho.

E como fazemos a projeção de rebanho?

Podemos projetar um rebanho a partir de seus dados históricos e estimar uma taxa de crescimento a partir dos índices apurados com base nestas informações de estoque de animais. Cabe ressaltar aqui o valor da informação quando consideramos a projeção de rebanho a partir de dados históricos. Ter informações disponível, organizadas e consolidadas é importante e um grande facilitador neste processo.

Vamos considerar um rebanho fictício a seguir e mostrar um exemplo de controle de estoque que pode servir de base para as projeções de rebanho.

modelo planilha evolução rebanho bovino

Confira modelo de planilha com entradas e saídas da fazenda de bovinos de corte.

 

A partir da tabela de estoque acima, podemos acompanhar o estoque de rebanho da fazenda mensalmente por categoria e desenvolver um histórico de informações como ilustrado abaixo.

 

modelo planilha evolução rebanho bovino

Confira exemplo de planilha para visualizar a evolução de rebanho bovino da sua fazenda.

 

Com o histórico do rebanho e os respectivos dados de vendas, mortalidade, compras etc., pode-se estimar o fluxo de entradas e saídas do próximo ano a partir de aproximações baseadas no histórico de dados. Neste caso devemos  consider a possibilidade de haver alguma melhora nos indicadores ou algum investimento que contemple a compra de animais.

Desse modo, com base nos dados passados podemos projetar o rebanho futuro. O passado é um bom ponto de partida para essa projeção de rebanho.

Há casos em que devemos simular a projeção de rebanho, principalmente em projetos que estão iniciando ou em estudos de viabilidade econômica. Nesses casos, há necessidade de simular a evolução de rebanho com base em premissas realistas com as condições do projeto em questão, levando em conta a tecnologia adotada, região, condições naturais da propriedade etc. Vamos abordar melhor o tema de simulação de rebanho na próxima semana.

O importante aqui é destacarmos a importância de relacionar o rebanho com custos e receitas de produção a partir de um modelo de acompanhamento orçamentário bem definido.

Acompanhe os artigos que trazem conceitos de gestão. Cadastre-se no Farmnews e receba nossa newsletter semanalmente!

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – http://www.farmlogics.com.br– que fornece uma plataforma online de controle de estoque e gestão pecuária de modo prático. Acesse os dados de seu rebanho de onde estiver com a Farmlogics. Acesse, cadastre-se e conheça!

 

 

Projeção de rebanho, saiba porque é tão importante na sua gestão was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!