Objetivo do MAPA é suprir necessidade de veterinários temporários até que haja concurso público.

A contratação de médicos veterinários temporários foi solicitada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, ao Ministério do Planejamento.

De acordo com o ministro, que esteve no Planejamento acompanhado do secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luis Rangel, a medida visa contemporizar o problema criado pela necessidade de contratar auditores fiscais, até que seja realizado concurso público para aumentar o quadro dessa categoria de profissionais.

“Desde que assumi o Ministério da Agricultura, trabalho para a ampliação de mercados consumidores de produtos brasileiros. Neste momento, esbarramos numa situação difícil em relação ao crescimento das nossas exportações. O entrave diz respeito ao quadro restrito de servidores do Mapa. A falta de pessoal impede a abertura de plantas frigoríficas, por exemplo, atrasando o aumento da produção nacional”, disse Maggi, que enfatizou acreditar numa solução. “Estou certo de que conseguiremos o apoio necessário. Também estou confiante no crescimento do comércio brasileiro.”

Vale lembrar que o MAPA está revisando as normas de inspeção em frigoríficos para atender as exigências de exportação de carne para os Estados Unidos.

“Vamos ter uma metodologia de inspeção ainda mais rigorosa.” Maggi informou que viajará aos EUA, assim que a nova instrução normativa (IN) sobre o assunto estiver pronta, para negociar o fim do embargo ao produto brasileiro (clique aqui e saiba mais).

O MAPA  ainda está investigando os motivos de reação causadas por vacina e auditar plantas frigoríficas, visando reestabelecer a exportação de carne para os EUA (clique aqui).

Uma medida importante adotada em 2017 pelo MAPA deve evitar reações à vacina contra febre aftosa. Houve pedido formal aos laboratórios que produzem a vacina contra febre aftosa para que reduzam a dose atual de 5 ml para 2 ml (clique aqui)

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

MAPA pretende contratar veterinários temporários para auditoria was last modified: by