Mercado

Abate de bovinos por categoria animal no Brasil desde 2014

O Farmnews apresenta a evolução do abate de bovinos por categoria animal, no Brasil, desde 2014.

Mas antes de falarmos sobre o abate de bovinos por categoria animal, vamos lembrar que o Farmnews apresentou a evolução dos dados do abate de bovinos no Brasil desde o ano de 2010. Clique aqui!

No artigo comentado acima destacamos a queda no volume total de abate de bovinos no País na parcial de 2017.

Quando avaliando os dados desde 2010, observamos que o pico do abate de bovinos nesse período aconteceu no ano de 2013, mais especificamente no 4° trimestre daquele ano, quando atingiu 8,9 milhões de cabeças abatidas. E desde 2015 o abate de bovinos tem oscilado entre 7,3 e 7,7 milhões de cabeças.

Mas voltando ao assunto do abate por categoria, a Figura a seguir destaca a evolução do ritmo de abate no País, ou seja, os abates de bois, vacas, novilhos e novilhas ao longo dos últimos anos.

 

Acompanhe - O Farmnews indica!
abate de bovinos por categoria
Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

 

Os dados mostram pouca variação na evolução do ritmo de abate de bovinos por categoria nos trimestres, o que sugere uma distribuição de abate relativamente contínua entre elas.

A distribuição da participação do abate de bovinos por categoria animal no 2° trimestre de 2017 é ilustrada na Figura abaixo.

 

abate de bovinos por categoria
Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

 

No 2° trimestre de 2017 foram abatidos 52,9% de bois e 33,1% de vacas. As categorias mais jovens, de novilhos e novilhas representaram, respectivamente, 4,4% e 9,9%.

O interessante é avaliar que os números do abate de bovinos por categoria sugerem que o abate de animais mais jovens representam menos de 15% do abate total do País.

Os dados também indicam que cerca de 57% dos abates são de machos e algo próximo a 43% são de fêmeas, pelo menos foi assim no 2° trimestre de 2017.

O Farmnews atualiza os dados da taxa de abate de vacas no Brasil, um dos principais indicadores de crescimento do rebanho. Afinal, o ritmo de abate de vacas tem aumentado ou diminuído por aqui? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo