Mercado

O que e quanto a China comprou do agronegócio do Brasil em 2017?

O Farmnews apresenta os números que revelam os principais produtos do agronegócio do Brasil comprados pela China em 2016 e 2017.

A Tabela abaixo destaca os dados que mostram os principais produtos comprados e o respectivo faturamento gerado por cada um deles, entre janeiro e novembro de 2016 e 2917, em bilhões de dólares.

agronegócio do Brasil

Entre janeiro e novembro de 2016 a China comprou US$14,19 bilhões de soja do Brasil, enquanto no mesmo período de 2017 esse valor subiu para US$19,52 bilhões, um aumento de 37,5%.

A soja é o principal produto do agronegócio do Brasil comercializado para a China.

Aliás, é o principal produto do País, dentre todos, enviados ao mercado chinês.

O crescimento das exportações de carne bovina também merecem destaque. No acumulado de 2017 o Brasil já faturou 28,8% a mais que o apurado entre janeiro e novembro de 2016.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O consumo de carne bovina na China tem despertado o interesse dos principais produtores mundiais, como Brasil e Estados Unidos. E por falar nisso, confira a evolução do consumo de carne bovina na China (clique aqui).

Os destaques negativos, contudo, ficam para a queda das vendas de carne de frango e couros e peles.

No caso do óleo de soja, o produto apresentou o maior crescimento relativo no faturamento entre o período acumulado. Contudo, em termos absolutos o mercado de óleo de soja é relativamente pequeno comparado as demais commodities do agronegócio do Brasil.

A Figura abaixo ilustra a variação, no faturamento, das compras da China em relação aos principais produtos do agronegócio do Brasil entre janeiro e novembro de 2016 e 2017.

 

agronegócio do Brasil
Fonte: Dados do Secex (adaptado por Farmnews)

 

O mercado chinês é o mais promissor quando o assunto é a exportação de carne bovina.

Os principais produtores mundiais apostam no crescimento do consumo de carne bovina na China que, já mostram sinais de crescimento.

E por falar nisso a perspectiva do USDA é que a China apresente o maior crescimento de demanda por carne bovina dentre os maiores exportadores mundiais. Clique aqui para saber mais do assunto.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo