alternativas de investimento

O que foi melhor, boi gordo ou outras alternativas de investimento?

O Farmnews compara o comportamento de preços do boi gordo e algumas alternativas de investimento na parcial de 2019.

Afinal, de janeiro a agosto de 2019 investir em boi gordo foi um bom negócio?

Para responder essa pergunta vamos comparar a variação de preços do boi gordo de janeiro a agosto de 2019 em termos médios mensais segundo dados do indicador Cepea e a variação de outras alternativas de investimento e indicadores financeiros, como poupança, CDI e inflação.

Vale lembrar que o Farmnews comparou o resultado de investir em boi gordo frente algumas opções de investimento no 1° semestre de 2019. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir apresenta a variação acumulada de algumas alternativas de investimento e o boi gordo na parcial de 2019, entre janeiro e agosto.

alternativas de investimento
Fonte: Dados do Cepea e Cálculo Exato (adaptado por Farmnews)

O fato é que o boi gordo, embora tenha apresentado em 2019 o melhor agosto da história em termos de preços nominais (clique aqui) e o mercado futuro igualmente aponta para o melhor outubro em valores sem correção (clique aqui), o ano de 2019 tem sido frustante para o pecuarista.

O boi gordo, segundo dados do Cepea, variou de R$152,2 por arroba em janeiro para R$154,4 por arroba em agosto, alta de 1,4% e a pior opção dentre as demais alternativas de investimento no período.

Isso porque além de abaixo de algumas das principais alternativas de investimento, o preço do boi gordo acumula alta muito abaixo do bezerro (clique aqui), o que tem diminuído o poder de troca no momento de repor o rebanho daqueles que praticam a atividade de recria e engorda.

Desse modo, a rentabilidade da pecuária em 2019, especialmente da recria e engorda tem sido pressionada e esse é um dos temais mais debatidos do Farmnews no ano. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

O que foi melhor, boi gordo ou outras alternativas de investimento? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!