barreiras comerciais

Barreiras comerciais devem ser impostas a carne dos Estados Unidos

O governo japonês está pronto para impor barreiras comerciais para proteger os criadores de gado do país.

As barreiras comerciais ocorre pela primeira vez em 14 anos, em resposta a um aumento nas importações de produtos congelados dos Estados Unidos.

O governo está considerando aplicar barreiras comerciais elevando a tarifa de 38,5% para 50,0%, que seria o primeiro passo em relação à carne importada desde agosto de 2003.

A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que busca reduzir o déficit comercial dos EUA com o Japão, deverá reagir com dureza se Tóquio realmente tomar a ação.

O tema de protecionismo e barreiras comerciais veio à tona com a eleição do presidente Trump. Clique aqui e saiba mais do assunto!

É provável que o governo norte-americano exerça forte pressão sobre o Japão para abrir mercados de produtos agrícolas em um encontro com o governo japonês a ser realizado em breve.

O mecanismo de proteção internacionalmente aprovado será desencadeado se a quantidade de importação de carne aumentar mais de 17% em relação ao ano anterior, em uma base trimestral.

O governo acredita que entre abril a junho deste ano, as importações de carne congelada, principalmente dos Estados Unidos, atendem a condição para aumentar a tarifa de exportação.

O governo japonês tomará uma decisão final sobre se deve introduzir a tarifa mais alta depois que as estatísticas comerciais do trimestre forem divulgadas, o que acontecerá no final de julho de 2017.

Vale lembrar que a medida de proteção prevista não será aplicada às importações de carne bovina da Austrália, que concluiu um cordo de parceria com o Japão.

A compra japonesa de carne bovina nos Estados Unidos aumentou, enquanto os preços da carne bovina australiana se elevaram devido a uma seca.

O Japão importou cerca de 210 mil toneladas de carne bovina nos EUA no ano fiscal de 2016. Do total, a carne congelada representava cerca de 45%.

Clique aqui e saiba quais são os principais exportadores de carne bovina do mundo!

Aliás, o Farmnews tem destacado diversos artigos que tratam dos dados do mercado pecuário nos principais países produtores de carne bovina.

Clique aqui para acessar o artigo que apresenta os maiores rebanhos e produtores mundiais de carne bovina.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Barreiras comerciais devem ser impostas a carne dos Estados Unidos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!