bastões marcadores

Bastões marcadores: facilidade na detecção de cio

A Embrapa Pantanal divulga a Circular Técnica “IATF + Cio: estratégia prática de avaliação de cio e aumento de prenhez”, que explica a tecnologia dos bastões marcadores para a pecuária de corte.

O bastão marcador é uma técnica que constitui da aplicação de tinta colorida na região sacro-caudal das vacas logo depois da retirada de implantes utilizados na inseminação.

Seu uso pode detectar o cio e melhorar a taxa de prenhez de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo).

A intensidade da monta avaliada pela retirada da tinta indica se a vaca tem alta expressão de cio, média expressão de cio ou se está sem cio.

Apesar da IATF não necessitar de detecção de cio, o estudo em questão foi realizado e validado após outros trabalhos demonstrarem que vacas que expressam cio antes do momento da IATF têm maiores taxas de prenhez, o que é de grande interesse para o produtor.

De acordo com o pesquisador Eriklis Nogueira, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), a marcação com a tinta será modificada após tentativas de monta por rufiões ou das próprias vacas nos lotes de IATF, que apresentam comportamento homossexual e montam umas às outras.

Esse contato elimina ou atenua a intensidade da tinta. Assim, se a marcação permanecer forte, significa que a vaca está sem cio; se desaparecer, indica que o animal tem alta expressão de cio; se houver pouca remoção da tinta, a vaca apresenta média expressão de cio.

A pesquisa com bastões marcadores envolveu 3.830 vacas Nelore, todas entre 30 e 50 dias pós-parto, de fazendas localizadas no Mato Grosso do Sul, em áreas do Pantanal e do Cerrado. Foi verificada uma diferença de 20% a mais de prenhez em vacas com alta expressão de cio em relação àquelas que não apresentaram cio.

Por Ana Maio – Embrapa Pantanal  –

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e conheça nosso plano grátis de gestão de pecuária de corte!

Bastões marcadores: facilidade na detecção de cio was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!