Mercado

Inflação e o boi gordo, qual a importância dessa relação para o pecuarista?

O Farmnews apresenta alguns dados que revelam a variação da inflação e do boi gordo nos últimos anos.

O objetivo é avaliar o ganho ou a perda de valor do boi gordo em relação ao indicador de inflação, IGP-M, entre março e fevereiro no período de 1, 2, 5 e 10 anos.

Bom, e aqui vale destacar que o IGP-M é apenas um indicador de inflação e, claro, não reflete o aumento de custo da atividade pecuária como um todo.

A inflação está relacionada ao aumento de custos da mão-de-obra, por exemplo. Isso porque o custo das vacinas, do suplemento mineral, do milho etc tem uma variação de preços que não está ligada ao IGP-M.

Basta ver que no ano de 2018 o IGP-M variou 8,7% entre janeiro e dezembro, enquanto os custos da engorda de bovinos confinados, por exemplo, acumulou alta próxima de 15,0% no mesmo período (clique aqui).

Mas porque então estamos comparando o boi gordo com a inflação? Por mais que esteja descolado dos custos da pecuária, o IGP-M ainda sim é um indicador de inflação e serve como uma base comparativa, com as ressalvas mencionadas acima.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Como exemplo, o sal mineral acumulou alta de 26,9% em 2018, segundo dados médios mensais do IEA – Instituto de Economia Agrícola. O sal mineral iniciou janeiro de 2018 cotado a R$2,45/kg e encerrou o ano a R$3,11/kg.

Mas vamos voltar a falar do boi gordo e da inflação entre março de fevereiro. A Tabela a seguir apresenta a variação acumulada do IGP-M e do boi gordo (indicador Cepea) entre março e fevereiro no período de 1, 2, 5 e 10 anos.

Os dados acima mostram que o boi gordo perdeu valor em relação a inflação nos 3 períodos de comparação, de 1, 2 e 5 anos. Isso mostra o momento desfavorável do pecuarista, considerando o intervalo de tempo analisado.

Que as margens estão mais apertadas, isso não é novidade e de fato, já é um assunto bem desgastado no entender do pecuarista. A questão aqui é como driblar essa perda de valor com relação aos custos de produção e melhorar o desempenho do negócio em termos econômicos.

O Farmnews tem debatido o interesse dos pecuaristas com relação a uma boa compra (clique aqui) e do interesse do pecuarista em discutir o assunto.

Se você está interessado em fazer parte dessa discussão, clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo