Mercado

E o boi gordo frente aos demais investimentos em 2019?

O ano de 2019 foi histórico para o mercado pecuário do Brasil, com o preço do boi gordo acumulando forte alta.

Apesar da alta acontecer nos últimos 3 meses do ano (clique aqui), vamos comparar o ganho acumulado do boi gordo ao longo de todo ano de 2019 com as demais commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews e algumas das principais alternativas de investimento no mercado.

Vale lembrar que durante boa parte de 2029 o boi gordo desapontou quando comparado com a valorização alcançada por alternativas de investimento como CDI, Bolsa de Valores etc (clique aqui).

Bom mas vamos analisar o ano inteiro, de janeiro a dezembro, como ilustra a Figura a seguir.

boi gordo
Fonte: Dados do Cálculo Exato e Cepea (adaptado por Farmnews)

Pois é e ao final de 2019 a valorização do boi gordo superou as principais alternativas de investimento, inclusive superando a Bolsa de Valores que também apresentou ótimo desempenho em 2019.

O fato é que o preço da arroba acumulou alta de 38,9% entre o início de janeiro e o final de dezembro de 2019, enquanto a Bolsa de Valores registrou ganho de 31,58% no mesmo período.

E cabe ressaltar que a baixa oferta de animais para abate e a possível continuidade da demanda internacional aquecida deve manter firme o preço da arroba em 2020, conforme revela o Cepea. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, entre as 5 maiores altas de preços em 2019 destacadas, 4 são commodities agrícolas. Em outras palavras, das alternativas de investimento consideradas aqui, para efeito de comparação, apenas a Bolsa de Valores superou o desempenho do bezerro, milho e soja.

Claro, não podemos esquecer que os custos de produção das commodities também subiu e isso implica dizer que essa alta foi revertida em margem para o produtor. Contudo, não podemos deixar que dizer que foi um ano importante para o agronegócio, especialmente para a pecuária de corte.

E por falar em retrospectiva, clique aqui e confira os principais destaques do agronegócio em 2019!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo