controle de rebanho

Controle de rebanho e organização financeira: primeiros passos

O  Farmnews, painel de gestão pecuária, busca estimular seus leitores para temas fundamentais no dia a dia da gestão de seu negócio. Conheça o E-book gratuito: Controle de rebanho e organização financeira: primeiros passos.

Nesse primeiro e-Book falaremos sobre a importância e os primeiros passos da gestão na fazenda. O objetivo aqui é mostrar que organizar dados e iniciar um processo de controle financeiro e gerencial é mais simples do que se possa imaginar. Não há nenhum “bicho-de-sete-cabeças” nisso, podem acreditar.

O fato é que os pecuaristas percebem que a cada ano as margens do seu negócio são pressionadas. E o pecuarista se sente de mãos atadas, pois as forças que influenciam essa margem, não são controladas por ele, como câmbio, preços das commodities (milho, soja), fertilizantes, entre outros. E com isso as perguntas surgem: Mas como eu aumento minha margem? Como me posiciono diante deste cenário? A resposta é simples: Informação.

Com dados, podemos gerir melhor nosso negócio e neste  e-Book buscamos apresentar um passo a passo de gestão de fazendas simples e objetivo.

O primeiro passo é saber qual a real situação da fazenda e isso somente é conseguido a partir do controle de rebanho.

Aqui talvez valha aquela velha máxima:
“Para saber onde vou, tenho antes de saber onde estou.”
Embora óbvia a frase, será que o pecuarista pratica este ensinamento? Quando dizemos que preciso saber onde estou para saber onde vou, a ideia aqui é da necessidade de termos informação do nosso negócio antes de qualquer decisão.

A base de tudo é a informação do que acontece hoje no nosso negócio para saber que decisão tomar. Como vou saber que touros ou sêmen são mais adequados ao meu rebanho de cria se não sei quais características de desempenho são as mais economicamente importantes para o meu sistema de produção? Como saber se a alta de preços do boi gordo está sendo benéfica para o meu negócio se não acompanho a margem de lucro da minha atividade? Essas e muitas outras perguntas só podem ser respondidas com informação. Sem informação, tudo é suposição!

Neste e-book você terá acesso aos seguintes conteúdos, de forma simples e objetiva:

  • Controle de dados de rebanho
  • Melhorar a gestão da fazenda
  • Calcular o custo da arroba produzida
  • Ativar o fluxo de caixa

controle de rebanho

Fique por dentro de artigos exclusivos sobre mercado pecuário, agrícola e gestão pecuária. Curta a Farmlogics no Facebook.

Controle de rebanho e organização financeira: primeiros passos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!