Mercado

Embrapa auxilia pecuaristas no controle financeiro da fazenda

Embrapa disponibiliza o aplicativo gratuito Controlpec, que permite o controle financeiro da fazenda, de forma ágil, fácil e simplificada.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Mariana de Aragão Pereira, a ferramenta é intuitiva e funciona de acordo com a lógica do produtor. Especialista em administração rural, ela conta que muitas propriedades que exploram a pecuária não costumam realizar um controle financeiro da fazenda detalhado.

Aliás, o Farmnews destacou os motivos pelos quais os pecuaristas não realizam o controle financeiro da fazenda. Clique aqui e descubra os motivos!

“Um dos problemas é a dificuldade em estabelecer e manter uma sistemática de coleta, processamento, análise e interpretação de dados financeiros para a tomada de decisão. Outro obstáculo é a ausência de ferramentas gerenciais de fácil manuseio”, conta a pesquisadora, esclarecendo que a proposta do Controlpec é justamente cobrir essa demanda.

A pesquisadora afirma que o controle do fluxo de caixa é o primeiro passo para o produtor conhecer a realidade financeira da sua propriedade.

O Farmnews também destaca para a importância do fluxo de caixa! Clique aqui!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A ferramenta apresenta relatórios para cada plano de contas, assim como algumas margens econômicas, facilitando a compreensão. No demonstrativo de resultados, há a linha do tempo para cada conta, com extrato ordenado cronologicamente.

Como as finanças permeiam toda a atividade agropecuária, é possível adotar o Controlpec em qualquer atividade agropecuária, pois sua configuração é aberta. Além dos produtores, os técnicos e os consultores rurais também podem usufruir dessa solução tecnológica para controlar as finanças de diversas propriedades rurais, simultaneamente, facilitando o serviço prestado por eles.

Entre as vantagens é possível sistematizar a coleta e inserção de dados em tempo real. Os registros podem ser em desktops, notebooks e em dispositivos móveis (tablets e smartphones) de qualquer modelo, marca ou sistema operacional.

“O primeiro acesso necessita de uma conexão de internet, mas a partir daí, o aplicativo funciona off-line. As informações são gravadas no celular ou computador da pessoa, mas somente são sincronizadas na nuvem se ela estiver registrada.

A funcionalidade atua ainda como um backup, de fácil restauração, caso o dispositivo tecnológico em uso tenha sido trocado, perdido, roubado ou danificado.

Os desenvolvedores apostam que o aplicativo Controlpec permitirá ao produtor conhecer melhor o seu padrão de gastos e receitas e, consequentemente, planejar melhor seu orçamento, intervindo quando necessário. Assim fará uma gestão mais consciente de sua empresa rural.

E por falar no controle financeiro da fazenda, o Farmnews reuniu alguns temas temas e materiais que visam introduzir o custo da fazenda aos menos familiarizados com o assunto. Clique aqui e confira!

Adaptado da Embrapa

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo