Mercado

Custo da engorda de bovinos confinados sobe em São Paulo e Goiás!

Os dados do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) de setembro de 2019 revela aumento dos custos da engorda de bovinos.

Pois é, a alta no custo da diária-boi (CDB) foi observada tanto para as propriedades representativas de confinamento de estado de São Paulo médio (CSPm), grande (CSPg) e Goiás (CGO) de 1,67%, 2,94% 2,03% nessa ordem, quando comparados os valores com o mês anterior. O comparativo encontra-se na Tabela abaixo.

custo da engorda de bovinos

Os custos alimentares pesquisados no estado de São Paulo apresentaram aumento em setembro quando comparados com mês de agosto. Itens como sorgo grão e o bagaço de cana apresentaram aumento de 8% e 2% no seu preço; enquanto, o farelo de glúten de milho (Refinazil), milho grão e coprodutos do algodão reduziram 2,0%, 3,0% e 6,1% aproximadamente, nessa ordem. Os preços do algodão, milho e o soja grão, no geral aumentaram, 5,6%, 5,4% e 5,1% respectivamente. Assim, as dietas para os animais em confinamentos apresentaram maiores custos para o estado de São Paulo e Goiás.

O ICBC Mensal demonstrou que o índice tem iniciado um aumento desde de julho de 2019. Comparando o custo da engorda de bovinos em relação ao mesmo período de 2018 (set-18), o ICBC acumulou queda de 10,9%, 10,5% e 5,4% para as propriedades representativas CSPm, CSPg e CGO, respectivamente. Isso demonstra que houve deflação no ICBC Mensal para os três confinamentos analisados.

O Farmnews apresenta os dados de preços corrigidos da arroba do boi gordo em outubro dos últimos anos, de 2010 a 2018.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do custo da engorda de bovinos confinados, expresso pelo CDB, entre janeiro de 2018 e setembro de 2019, segundo dados do LAE/USP.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
custo da engorda de bovinos
Fonte: Dados do LAE/USP (adaptado por Farmnews)

Clique aqui para acessar o material completo do Informativo de Custo de Produção de Bovinos Confinados do LAE, de setembro de 2019.

O Farmnews avalia o poder de compra do pecuarista, apresentando dados da relação de troca de boi gordo por sal mineral. Afinal, como evoluiu em 2019, até agosto, a relação de troca de arrobas de boi gordo por saca de sal mineral?

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo