cuso da engorda de bovinos

Dados do custo da engorda de bovinos confinados em maio de 2020

Dados do LAE/USP mostram que custo da engorda de bovinos segue acumulando forte alta em 2020 frente a 2019.

Na 36a edição do Informativo do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) observamos que os custos da diária-boi (CDB) no mês de maio aumentaram mais uma vez para os confinamentos representativos do Estado São Paulo grande (CSPg) e médio (CSPm), enquanto para o confinamento de Goiás (CGO) houve queda.

A Tabela a seguir apresenta os dados de custo da diária-boi (CDB) em 2020, de janeiro a maio e em maio de 2019, segundo dados do LAE/USP.

Na base mensal de comparação, o custo da engorda de bovinos aumentou em São Paulo e caiu em Goiás, enquanto apenas dos confinamento paulistas seguem acumulando ala no ano, de janeiro a maio.

Vale destacar, contudo, que o custo da engorda de bovinos confinados em maio de 2020 oscila entre dados 20,4% e 25,2% maiores que os observados no mesmo período de 2019 (Tabela).

Em Goiás foi registrada redução nos preços do milho e sorgo grão, em 15% e 2%, respectivamente, e aumento dos preços do caroço de algodão e polpa cítrica peletizada, nas seguintes proporções, 1% e 1,7%, respectivamente. Em SP foi identificado aumento de preços no milho quebrado em quirera de 7,4% e no farelo de algodão, de 9,6%. O sal mineral aumentou, aproximadamente, 10% em ambos os estados no comparativo entre abril e maio.

O software de formulação RLM foi utilizado para recalcular a dieta de custo mínimo. Por fim, o custo alimentar para as propriedades representativas CSPm e CSPg aumentaram 2,5% e 3,3%, na devida ordem. Enquanto para a propriedade representativa CGO houve diminuição de 1,1%. O Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) tem recuado para CGO desde março de 2020, quando atingiu o maior valor, enquanto para CSPg e CSPm ainda o indicador continua aumentando.

O preço do animal de reposição (360 quilos de peso vivo) recuou 7,5% em SP, diferente do que foi registrado em GO, aumento de 1,23%, no comparativo com o mês anterior.

Vale lembrar que o preço da arroba do boi gordo em maio de 2020 apresentou alta em relação a abril após 12 anos. O valor do boi gordo em maio foi maior que a média de abril em 2020, o que não era visto desde o ano de 2008, ou seja, em mais de uma década. Clique aqui!

Clique aqui e acesse material completo do LAE/USP referente ao custo da engorda de bovinos confinados em maio de 2020.

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Dados do custo da engorda de bovinos confinados em maio de 2020 was last modified: by