confinameno-lae-abr-20-3

Custo do confinamento tem forte alta em abril de 2020

O custo do confinamento segue subindo em abril de 2020, acumula forte alta no ano e alcança valores recorde.

O fato é que na trigésima quinta edição do Informativo do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) os custos da diária-boi (CDB) no mês de abril aumentaram para os confinamentos representativos do Estado São Paulo grande (CSPg) e médio (CSPm), enquanto para o confinamento de Goiás (CGO) houve diminuição, ao comparar com os valores do mês anterior (Tabela).

O custo da alimentação aumentou em 5,24%, 4,9% e 1,18% para CSPm, CSPg e CGO, na devida ordem. O software (RLM) de formulação ao recalcular a dieta de custo mínimo minimiza os aumentos de custos ao se utilizar produtos substitutos mais baratos por teor de nutriente digestível total (NDT).

O Indicador de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) tem aumentado desde julho de 2019 para CGO, no entanto, neste mês houve queda nesta região. Enquanto para CSPg e CSPm houve comportamento nos indicadores diferentes daquele registrado em Goiás. Analisando o ICBC nos últimos doze meses houve alta de 18,74%, 14,58% e 24,12% nas propriedades representativas de CSPm, CSPg e CGO, nesta ordem.

A Figura abaixo ilustra a evolução do custo do confinamento entre janeiro de 2018 a abril de 2020, em valor nominal, segundo dados do LAE/USP.

Fonte: Dados do LAE/USP (adaptado por Farmnews)

E como ilustra os dados da Figura acima o custo do confinamento em abril de 2020 alcançou patamar recorde em São Paulo, em valor nominal, superando R$11,0 por cabeça ao dia pela primeira vez.

O Farmnews compara o poder de compra do pecuarista em abril de 2020 em relação ao mês anterior e o mesmo período de 2019. Afinal de contas, com uma arroba de boi gordo foi possível adquirir quantas sacas de milho e soja e também com a venda de um boi gordo de 16,5@, quantos bezerros foi possível comprar em abril de 2020, segundo dados do Cepea? Clique aqui e confira!

O Farmnews apresenta os dados de preços do boi gordo em maio, em valores nominais e corrigidos, entre 2010 e 2019. Afinal, antes de avaliarmos a expectativa de preços do boi gordo para maio de 2020, vamos entender como se comportaram os preços do boi gordo em maio nos últimos 10 anos, entre 2010 e 2019. Clique aqui e confira!

Clique aqui e confira os dados da trigésima quinta edição do Informativo do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC), do LAE/USP.

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Custo do confinamento tem forte alta em abril de 2020 was last modified: by