Confira a importância da suplementação mineral para bovinos que ficam no pasto.

Por que suplementar o gado? A importância da suplementação mineral

Bom, parece uma pergunta banal, mas é sempre bom ressaltarmos a importância da suplementação mineral para os animais. Principalmente animais que se alimentam exclusivamente de forrageiras, como os bovinos de corte no Brasil.

Parece estranho imaginar que em alguns países, como a Holanda, os pecuaristas não suplementam. (Você sabia dessa?). Pois é, os holandeses não suplementam porque a composição nutricional das plantas que eles trabalham lá atendem a demanda mineral dos bovinos. Diferentemente do que acontece aqui no Brasil.

Suplementação mineral deve ser feita apenas na seca?

As forrageiras mais utilizadas para o pastejo dos animais no Brasil não suprem a necessidade mineral dos bovinos de corte, por isso deve ser realizada a suplementação mineral durante o ano todo.

Para que serve o sal mineral?

O suplemento mineral, disponibiliza aos animais macro e micro minerais essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos e aumento da produção de carne, leite, pele, etc.

As necessidades de sal mineral variam de acordo com a idade, sexo, raça do animal e o peso. De forma geral pode-se dizer que o consumo diário deve ser entre 80 a 100 gramas. Mas é sempre bom ter um técnico por perto para te ajudar com a suplementação mineral.

A deficiência ou o excesso de alguns nutrientes podem levar a enfermidades que comprometam a produção na sua fazenda. Por isso é sempre bom seguir as recomendações do rótulo de cada produto. Fique atento, cada produto tem sua especificação!

O pasto do vizinho é sempre mais verde?

Nem tudo que se aplica ao seu vizinho vale para sua propriedade. Pois cada solo recebeu um tratamento diferente, por isso o pasto dele pode ser sempre mais verde que o seu ou o contrário. Por que não?

O mesmo acontece com as plantas, pode ser que o pasto na sua fazenda possua mais Fósforo que o pasto do vizinho. Sendo assim, a suplementação mineral utilizada para seus animais seja diferente da dele.

Um dos minerais menos encontrado em nosso solo é o Fósforo, mas não deve ser o único mineral a ser dada atenção, pois o sódio também é pouco encontrado nas forrageiras.

Quer saber mais sobre os benefícios do sal mineral?

Continuamos na semana que vem, com as vantagens econômicas da suplementação mineral. Cadastre-se para acompanhar nossos artigos e tirar suas dúvidas. Ahhh, não se esqueça de seguir a página da Farmlogics no Facebook. Até mais!

Por que suplementar o gado? A importância da suplementação mineral was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!