inflação

Inflação supera boi gordo nos 5 primeiros meses de 2019

O Farmnews apresenta a variação acumulada dos preços do boi gordo e da inflação entre janeiro e maio de 2019.

Afinal, como está a variação acumulada dos preços do boi gordo e da inflação, medida pelo IGP-M, na parcial de 2019?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do IGP-M e do indicador Cepea do boi gordo, entre janeiro e maio de 2019.

inflação
Fonte: Dados da FGV e Cepea (adaptado por Farmnews)

No acumulado até maio, o boi gordo apresenta alta de 1,7% em 2019. Isso porque o preço médio do boi gordo em maio de 2019 foi de R$152,7 por arroba, valor 1,7% superior ao observado ao final de 2018 (dez-18, R$150,2 por arroba).

Pois é, mas a inflação medida pelo IGP-M acumulou alta superior ao boi gordo no período, com valorização de 3,56% até maio.

Apesar da perda em relação a inflação, o preço médio do boi gordo em maio de 2019 foi bastante superior à média apurada no mesmo período de 2018, em valor nominal. Clique aqui e confira a média de preços do boi gordo em maio ao longo de 10 anos, de 2010 a 2019!

Vale destacar também que a temporária suspensão das exportação de carne bovina brasileira para a China (clique aqui) tem pressionado ainda mais as cotações do mercado pecuário nesse período de safra.

Nesse cenário, vale destacar a forte oscilação de preços da arroba no mercado futuro observada no final de maio e no começo de junho de 2019 (clique aqui).

O fato é que apesar do movimento de baixa, típico para o período do ano (clique aqui), as perspectivas seguem positivas para o mercado do boi gordo em 2019. E mesmo com a temporária suspensão das exportações de carne bovina para o mercado chinês, no acumulado até maio os números desse mercado para o Brasil nunca foram tão positivos (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Inflação supera boi gordo nos 5 primeiros meses de 2019 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!