Mercado

Inflação sobe mais que boi gordo no 1° semestre de 2019

A inflação sobe mais que o boi gordo nos primeiros 6 meses de 2019.

Pois é, no acumulado do 1° semestre de 2019, a inflação medida pelo IGP-M apresentou alta de 3,56%, enquanto o valor médio mensal do boi gordo, segundo o indicador Cepea permaneceu praticamente estável no período.

Isso porque o preço médio do boi gordo (indicador Cepea) encerrou dezembro de 2018 cotado a R$150,2 por arroba, valor semelhante ao apurado em junho de 2019 (R$150,0 por arroba).

E com relação ao boi gordo é importante destacar o comportamento de preços ao longo de junho de 2019, uma vez que o valor da arroba sofreu forte oscilação (clique aqui) devido a temporária suspensão das importações de carne brasileira pela China (clique aqui).

E vale destacar que a inflação sobe mais que boi gordo e bezerro na parcial de 2019. Considerando o preço do bezerro em Reais por cabeça, a variação do acumulada foi de 2,8% em junho de 2019 frente ao valor médio de dezembro de 2018.

Apesar do bezerro valorizar menos que a inflação, apresentou alta maior que o boi gordo, o que reforça o cenário adverso do recriador no 1° semestre do ano, uma vez que além do boi gordo apresentar ganhos abaixo da inflação, o poder de compra do momento de repor o rebanho igualmente caiu.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, o Farmnews destacou que a relação de troca de bezerros por boi gordo em junho de 2019 foi a menor desde 2017. Clique aqui e confira os dados!

Contudo, apesar da estabilidade de preços do boi gordo no 1 semestre de 2019, as perspectivas seguem otimistas para o segundo semestre do ano, especialmente quando observamos o comportamento do preço futuro da arroba (clique aqui).

E por falar na inflação e boi gordo, clique aqui e confira como evoluíram os custos da engorda de bovinos confinados em 2019, entre janeiro e junho, segundo dados do LAE/USP.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo