Mercado

Investir em boi gordo foi um bom negócio no 1° semestre de 2019?

O Farmnews compara o resultado de investir em boi gordo frente algumas opções de investimento no 1° semestre de 2019.

Vale lembrar que o Farmnews comparou dados que revelam o valor de um boi gordo frente as commodities agrícolas, bezerro, milho e soja em junho, entre os anos de 2015 e 2019. Clique aqui e confira os dados!

Claro que aqui o objetivo é apenas comparar o resultado teórico do investimento em boi gordo frente a algumas opções de investimento no mercado. Afinal, como foi a atratividade do boi gordo em relação a algumas opções de investimento no mercado?

Vale lembrar que a viabilidade da atividade de pecuária de corte depende da circunstância de produção e consequentemente dos custos de cada sistema produtivo. De qualquer forma vamos analisar os ganhos acumulados do boi gordo com demais opções de investimento como dólar, CDI, bolsa de valores entre outros.

A Figura a seguir apresenta a variação acumulada de algumas opções de investimento e o boi gordo ao longo do 1° semestre de 2019.

investir em boi gordo
Fonte: Dados do Cálculo Exato (adaptado por Farmnews)

Pois é, e os resultados apurados para o 1° semestre de 2019 mostram que investir em boi gordo não foi uma boa opção no período.

Isso porque o boi gordo foi melhor apenas que o dólar no período, perdendo para os ganhos acumulados nos 6 primeiros meses de 2019 frente a todas as demais alternativas de investimento avaliadas.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Cabe ressaltar que a variação acumulada do preço do boi gordo foi avaliada considerando o valor médio mensal do indicador Cepea entre janeiro e junho de 2019.

Aliás, o Farmnews apresentou dados que mostram a perda de valor do boi gordo quando comparado a inflação medida pelo IGP-M, no 1° semestre de 2019 (clique aqui).

O fato é que ao contrário de investir em boi gordo e em dólar, a opção de investimento na bolsa de valores e no ouro apresentaram os melhores resultados dentre as alternativas apresentadas, com ganhos de 14,8% e 8,9%, respectivamente.

E por falar em investir em boi gordo, clique aqui e confira como tem evoluído o preço futuro do boi gordo para o contrato com vencimento em outubro de 2019!

Siga o Farmnews o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo