investir em commodities agrícolas

Como foi investir em commodities agrícolas em 10 anos, de 2009 a 2018?

O Farmnews apresenta alguns dados que revelam como foi investir em commodities agrícolas ao longo de 10 anos, entre 2009 e 2018.

O objetivo é revelar como variaram os ganhos de alguns investimentos e a inflação em relação ao comportamento de preços das commodities agrícolas: boi gordo, bezerro, milho e soja.

A Figura a seguir ilustra os ganhos acumulados das commodities agrícolas, IGP-M e alguns investimentos, entre 2009 e 2018.

Os dados acima revelam que investir em commodities agrícolas esteve entre as piores decisões dentre as alternativas de investimento avaliadas.

Investir em commodities agrícolas ao longo da última década foi pior que o resultado do CDI, Poupança, Ibovespa e Ouro.

Esses dados mostram, além da dificuldade que os produtores rurais enfrentam no País, da importância de controlar custos de produção (clique aqui).

600x600_amarelo

Nesse sentido, o Farmnews tem apresentados temas relacionados ao acompanhamento de custos de produção (clique aqui), visando contribuir com parâmetros e estimular os produtores menos familiarizados a investirem em conhecimento e gestão.

Por exemplo, você sabe qual a produtividade necessária para saldar o custo de produção da soja. Afinal, quanto deve ser a produtividade média, em sacas por hectare, para que o produtor consiga saldar o custo de produção da soja na safra 2018/19? Clique aqui e confira!

Vale ressaltar que na análise da viabilidade de investir em commodities agrícolas, estamos nos referindo apenas ao comportamento de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja. Contudo, embora a variação de preços seja diferente da rentabilidade da fazenda, ainda sim é um bom indicativo que o cenário recente não foi favorável ao pecuarista e agricultor.

Investir em commodities agrícolas foi melhor que a inflação, medida pelo IGP-M e, o dólar, pelo menos no caso do boi gordo e do bezerro. Isso porque a soja e o milho foram apresentaram os piores resultados de todas as opções avaliadas.

E mesmo com as perdas de investir em commodities agrícolas, o agronegócio nacional segue quebrando recordes (clique aqui) e contribuindo com a riqueza do País.

Pois é, e além das dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais Brasil afora, é importante lembrar que o agronegócio é, além de produtivo, um dos que mais contribui para preservar o meio-ambiente (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Como foi investir em commodities agrícolas em 10 anos, de 2009 a 2018? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!