jbs

Mercado do boi gordo em compasso de espera pós efeito JBS

O mercado do boi gordo está em compasso de espera diante dos recentes acontecimentos relacionados a JBS que, inclusive, interrompeu suas compras de gado.

Os analistas em geral divergem opiniões em relação aos motivos da paralização das compras de gado do JBS, logo após a prisão do seu controlador.

A JBS foi procurada por agentes de notícias e não revelou os motivos desta paralização, o que aumenta as especulações e, de certo modo, trás alguma incerteza para o setor.

Alguns analistas creditam o fato ao momento de fragilidade do consumo doméstico, o que permite a saída das compras por um curto período de tempo. Outros analistas especulam que possa estar havendo alguma reformulação interna na JBS.

De qualquer modo, a expectativa é de que a retomada às compras deve acontecer em breve e nada de muito anormal deve interferir no mercado. Pelo menos esse seria o cenários mais provável, a exemplo do que houve no primeiro semestre após eventos negativos como a Operação Carne Fraca e o próprio acordo de leniência dos irmãos Batista.

O fato é que, com a entrada da entressafra, que ocorre no período mais seco do ano, a oferta de animais se restringiu e a cotação da arroba subiu.

Aliás, a alta a partir de agosto foi forte e inclusive chegou a ficar próximo de zerar as perdas acumuladas no ano, ao contrário de outras commodities, como o milho e a soja que ainda seguem desvalorização acumulada maior comparada ao boi gordo.

Vale lembrar que em agosto de 2017 o boi gordo apresentou a maior alta mensal dos últimos 21 anos (clique aqui e saiba mais).

Nos últimos dias de setembro, contudo, o preço do boi gordo tem mostrado sinais de fraqueza e recuo nos valores praticados. Mas isso talvez seja mais creditado a atual fragilidade do mercado interno.

Apesar de entendermos que as consequências da prisão dos controladores do JBS no mercado sejam pontuais, a imprensa internacional tem aproveitado e muito da situação, destacando o assunto nos canais do setor lá fora. E isso comentamos recentemente no Farmnews (clique aqui).

Se por um lado a produção é recorde e os números do agronegócio sejam cada vez mais positivos, nossos governantes e alguns empresários do setor estão roubando a cena para o lado negativo.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Mercado do boi gordo em compasso de espera pós efeito JBS was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!