mercado de trabalho no agro

Dados do mercado de trabalho no agro no 1° trimestre de 2019

Os dados do mercado de trabalho no agro no 1° trimestre de 2019 mostra estagnação frente ao mesmo período de 2018.

Isso porque nos 3 primeiros meses de 2019, a população ocupada (PO) no agronegócio foi de 18,07 milhões de pessoas, apenas 0,23% abaixo do registrado no mesmo período de 2018, segundo pesquisas do Cepea.

Quanto ao contingente de ocupados no País como um todo, o crescimento foi de 1,42% no mesmo período. Dessa forma, a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro foi de 19,67% no primeiro trimestre de 2019, inferior ao registrado nos três primeiros meses de 2018 (19,99%), mas superior ao trimestre imediatamente anterior (19,59%).

Em relação especificamente à PO por segmento do agronegócio, houve elevação do número de trabalhadores em atividades relacionadas à fabricação de insumos (4,02%) e agrosserviços (2,34%) na comparação entre os períodos de janeiro e março de 2018 e o primeiro trimestre de 2019. Já a agroindústria e a agropecuária registraram baixas de 1,73% e de 1,42% na população ocupada, respectivamente, no mesmo período.

Pesquisadores do Cepea indicam que o segmento primário foi o que mais influenciou na ligeira queda de 0,23% no total de ocupados no agronegócio, seguido da agroindústria (tanto de base animal quanto vegetal).

O número de ocupados “dentro da porteira” manteve a tendência de redução já verificada nos últimos anos, resultado de mudanças estruturais na produção agropecuária brasileira. No caso da agroindústria, a diminuição de 1,73% no contingente de trabalhadores e empregadores pode ser atribuída, especialmente, aos recuos observados nas indústrias relacionadas ao setor sucroenergético e à fabricação de massas e outros produtos alimentícios.

E por falar no mercado de trabalho no agro, a produtividade da mão de obra na pecuária de corte é importante para se avaliar a eficiência da produção brasileira. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Já o segmento de insumos, ainda que represente menor parcela dos ocupados no agronegócio, atuou no sentido de amenizar as quedas registradas nas atividades primárias e agroindustriais. Houve evolução também na população ocupada em atividades de agrosserviços, o que pode estar atrelado, em linhas gerais, ao armazenamento e ao escoamento da safra de grãos que, segundo dados da Conab, registrará crescimento neste ano.

E você sabia que a agricultura digital vai transformar o dia a dia do produtor, dentro e fora da porteira? Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Dados do mercado de trabalho no agro no 1° trimestre de 2019 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!