Mercado

O fim de ano chegando e, como está o orçamento da fazenda?

O fim de ano está próximo e antes de pensarmos nas festas, temos algo importante a lembrar: o orçamento da fazenda!

Pois é, todo final de ano, claro, para aqueles que não praticam o calendário agrícola, essa época é importante para o planejamento financeiro do negócio para o próximo ano.

E aí, esse ano será que vamos novamente ficar na intenção ou de fato, vamos desenvolver o plano orçamentário da fazenda? Falamos isso já que muitos ainda não praticam um controle de orçamento da fazenda.

O objetivo desse aqui é, além de lembrar os empresários do setor da importância do orçamento da fazenda e de que o momento de dedicar energia ao processo é agora, o de destacar que o Farmnews apresentou um conjunto de artigos dedicados a gestão da pecuária e que pode ser útil.

No Farmnews falamos muito de mercado e tendência de preços. Esses são os assuntos mais comuns e é importante acompanhar os preços das commodities agrícolas, mas, igualmente fundamental ter os dados de custo da fazenda.

Então vamos apresentar alguns temas e materiais apresentados no Farmnews que falam de custo da fazenda. Aliás, no artigo, “Custo da fazenda, como e por onde começar?” o Farmnews reúne links que poderão ser úteis. Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Mas vale destacar que o orçamento da fazenda não envolve apenas a análise e a posterior projeção dos custos de produção. O orçamento da fazenda é composto pela análise de custos e receitas do sistema de produção. E na pecuária, a previsão das receitas pode ser muitas vezes um problema pela dificuldade de prever tais dados.

Nesse aspecto, o controle da variação do estoque de animais (clique aqui) e da projeção de rebanho (clique aqui) são temas igualmente relevantes e que merecem nossa atenção quando o assunto é o plano de orçamento da fazenda!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo