preços dos insumos da pecuária

Variação de preços dos insumos da pecuária no 1º trimestre de 2017

O Farmnews apresenta dados de variação dos preços dos insumos da pecuária de janeiro a março de 2017, conforme dados da CNA e Cepea.

O Farmnews igualmente destacou os custos de produção da pecuária de corte em 2016 (clique aqui).

No ano de 2016, o COT (Custo Operacional Total) da pecuária de corte subiu ligeiro 1,6%, considerando-se a “média Brasil” – vale lembrar que, em 2015, a alta havia sido de expressivos 11,5%.

O aumento verificado nos custos de produção da pecuária de corte em 2016 esteve, inclusive, abaixo do verificado para a inflação (IPCA) no ano, de 6,3%.

A Tabela a seguir apresenta a variação dos preços dos insumos da pecuária, por categoria, segundo dados da CNA e Cepea.

preços dos insumos da pecuária

Os dados revelam as categorias que se destacaram em termos de alta e baixa dos preços dos insumos da pecuária nesses primeiros 3 meses do ano de 2017.

Destaque de alta para as categorias de implementos agrícolas (17,19%), mão-de-obra (6,48%) e máquinas agrícolas (3,14%).

Os destaques de baixa ficam para os preços dos bezerros (-8,26%), insumos reprodutivos (-5,66%) e dieta (-3,83%).

A Figura abaixo mostra a variação do custo operacional total da pecuária de corte nas principais regiões produtoras do país no 1º trimestre de 2017.

 

preços dos insumos da pecuária

Fonte: Dados da CNA e Cepea (adaptado por Farmnews)

 

Os dados revelam que a maioria dos estados avaliados apresentaram queda nos custos totais de produção da pecuária de corte, já que das 11 regiões, apenas 3 delas apresentaram alta.

A variação geral média do custo operacional total da pecuária, conforme ponderação aplicada pela CNA e Cepea, revela uma ligeira alta (0,37%).

Vale destacar que a alta de 0,37% no custo médio de produção da pecuária de corte nacional nos 3 primeiros meses do ano é menor que a variação do indicador de inflação (IGP-M) no período (0,73%).

As altas nos custos de produção da pecuária foram verificados nos estados do Rio Grande do Sul (3,45%), Rondônia (1,69%) e Pará (1,47%).

As maiores baixas no custo de produção, por outro lado, foi apurado nos estados de Tocantins (-5,40%) e Bahia (-4,83%).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte!

Variação de preços dos insumos da pecuária no 1º trimestre de 2017 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!