valorização do dólar

Valorização do dólar e o mercado de milho e soja do Brasil

A recente forte valorização do dólar frente ao Real, devido a incertezas políticas, elevou ainda mais a competitividade do milho e da soja brasileira no mercado internacional.

No caso do milho, o interesse para exportação aumentou e houve aproximação dos valores do milho no spot dos da paridade de exportação.

Segundo pesquisadores do Cepea, além da recente alta do dólar, a maior competitividade do grão nacional está atrelada às consecutivas baixas nos preços do cereal brasileiro.

No mercado doméstico, compradores e vendedores de milho têm travado uma competição acirrada, com grande parte dos negócios realizada para atender apenas necessidades de curto prazo.

Em relação a soja, a recente valorização do dólar elevou os preços internos do grão e vendedores nacionais passam a mostrar maior interesse em negociar.

Segundo pesquisadores do Cepea, no início da última semana, as vendas estavam enfraquecidas, devido ao acirramento da queda de braço entre compradores e vendedores.

Já na quinta-feira, 18 de maio, com a alta do dólar, vendedores ficaram mais ativos, enquanto compradores se afastaram, optando por aguardar o desenrolar das questões políticas e seus possíveis impactos sobre os negócios.

A Figura a seguir destaca o comportamento diário do dólar frente ao Real em 2017.

 

Fonte: Dados do Banco Central do Brasil (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do Banco Central do Brasil (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews já destacou em seu canal de notícias a importância do câmbio para o agronegócio nacional. Clique aqui para acessar o artigo: “Dólar no agronegócio: importância e volatilidade”.

Nos últimos 20 anos o câmbio apresentou muita volatilidade. Entre as mínimas e máximas, o dólar oscilou de R$1,0 no início desta série a R$4,o, como vimos recentemente, quando o cenário econômico e político por aqui estava ainda mais turbulento. Clique aqui e acesse: Comportamento do dólar e o agronegócio brasileiro.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte!

Valorização do dólar e o mercado de milho e soja do Brasil was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!