variação das commodities agrícolas

Variação das commodities agrícolas e índices financeiros em abril

O Farmnews apresenta dados da variação das commodities agrícolas em termos de preços e demais alternativas de investimento em abril de 2020.

Afinal de contas, o que apresentou maiores percentuais de ganho ou perda, as commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja ou algumas alternativas de investimento em abril de 2020?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços das commodities agrícolas e valorização de algumas alternativas de investimento em abril de 2020, segundo dados compilados pelo Farmnews.

Fonte: Dados do Cepea, FGV e Cálculo Exato (adaptado por Farmnews)

O fato é que o ouro, a Bolsa de Valores (IBovespa) e o dólar, nessa ordem, foram os principais destaques de valorização dentre as alternativas de investimento em abril de 2020. O ouro e o IBovespa, aliás, com ganhos acima de 10% no mês de abril (Figura cima).

Apesar da variação das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews acumular, em 2020, forte alta frente a 2019, em abril em especial apenas a soja apresentou ganho relevante e superior a inflação medida pelo IGP-M.

Pois é, embora em abril as commodities agrícolas tenham pouco variado dentro do mês, no ano, os valores tem alcançado patamares recorde, mesmo em meio a pandemia da COVID-19 (clique aqui).

E por falar em variação das commodities agrícolas, clique aqui e confira como se comportaram os preços do boi gordo, bezerro, milho e soja com as demais alternativas de investimento ao longo do ano de 2019.

Nesse cenario, o milho, soja e bezerro alcança recorde nominal de preço em março, abril e maio de 2020, respectivamente. Clique aqui e confira os dados!

Inclusive o grande destaque de 2020, incluindo a parcial de maio foi o preço da soja brasileira que, atingiu novo recorde, acima de R$110,0 por saca. Clique aqui e saiba mais do assunto! As incertezas da COVID-19 persistem, mas a exportação de soja do Brasil apresentou o melhor mês da história em abril de 2020.

Contudo é importante destacar que após alcançar valor histórico em março, como mencionado acima, o preço do milho desabou em abril, inclusive chegando a devolver os ganhos acumulados na parcial do ano (clique aqui). Mas, após forte queda em abril, o clima seco e a desvalorização do Real frente ao dólar pressionaram preço do milho, para cima, no início de maio.

Mas voltando a análise de abril, vale destacar que apesar do bom momento da exportação e preços em 2020 comparado a 2019, o boi gordo o bezerro e, claro, o milho, acumularam queda.

O Farmnews apresenta o preço do boi gordo em maio dos últimos anos, de 2010 a 2019 em termos médios mensais e a parcial de 2020. Afinal, como se comportaram os preços médios mensais do boi gordo em maio dos últimos anos e o que esperar para 2020? Clique aqui e confira os dados!

E mudando de assunto, você sabe quais os setores do agro mais impactados pelo coronavírus? Clique aqui e descubra!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Variação das commodities agrícolas e índices financeiros em abril was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!