Mercado

Abate de bovinos no Brasil cresce por 3 anos consecutivos

Abate de bovinos em 2018 soma 31,4 milhões de bovinos e cresce 3,16% em relação a 2017.

Dados divulgados pelo IBGE em fevereiro de 2018 confirmam a tendência que já vinha sendo observada até o terceiro trimestre do ano passado (clique aqui), de aumento no volume de abate de bovinos no Brasil.

De janeiro a dezembro de 2018, foram abatidas 31,4 milhões de cabeças de animais, número 3,16% superior ao do ano anterior, 7,2% maior que o de 2016 e 3,88% acima do de 2015.

Aliás, clique aqui e confira como evoluíram o abate de bovinos no Brasil ao longo de 2 décadas. O Farmnews apresenta os dados da evolução do abate anual de bovinos no Brasil, de 1997 a 2017.

Já se comparado ao volume de 2014, a quantidade abatida em 2018 é 6,09% inferior. Esses números mostram uma recuperação do volume de animais abatidos depois de uma redução de rebanho e de produtividade entre 2013 e 2014, quando uma forte seca atingiu o Centro-Sul do País.

Esse cenário, por sua vez, elevou as cotações do boi gordo naquele período, o que levou muitos produtores consultados pelo Cepea a realizarem investimentos no setor nos anos seguintes – tanto em tecnologia quanto em pastagem e genética –, o que, por sua vez, resultou em aumento no rebanho e da produtividade nacional nestes últimos anos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E por falar em produtividade da pecuária de corte no Brasil, o Farmnews apresenta dados de produtividade da pecuária de corte nacional,  considerando a evolução do indicador de arrobas por hectare.

Afinal, como tem evoluído a produção de arrobas por hectare da pecuária de corte nacional? Clique aqui e confira!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo