abcessos

Abcessos na carne não tem relação com vacina contra febre aftosa

O MAPA afirmou que os abcessos apresentados em carcaças após a vacinação contra a febre aftosa não têm relação com a qualidade do produto aplicado.

Assinada pelo Secretário de Defesa Agropecuária, Luis Eduardo Pacifici Rangel, e pela diretora do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP), Janaina Gonçalves Garçone, a nota afirma que o índice de aprovação das vacinas contra a aftosa nos últimos 2 anos é de 98%.

“De acordo com a regulamentação estabelecida, os fabricantes de vacinas contra a febre aftosa são obrigados a realizar, em cada partida produzida, testes de controle de qualidade para avaliar a potência, segurança, esterilidade e tolerância. Essas partidas são submetidas aos mesmos testes, no Laboratório Nacional Agropecuário do MAPA, como condição de liberação para a comercialização e uso. Todas as partidas são testadas e aquelas cujos resultados de análise não estiverem conformes são condenadas e destruídas”, diz um trecho da NT.

Após a suspenção das vendas de carne fresca, o MAPA tem trabalhado para reestabelecer a exportação aos EUA (clique aqui).

Os EUA anunciou suspenção das importações de carne fresca do Brasil devido a “preocupações recorrentes sobre a segurança dos produtos destinados ao mercado americano” (clique aqui).

Ainda de acordo com o esclarecimento publicado, por conter 70% de óleo mineral por dose, a vacina é um indutor de reações no local da aplicação, sendo aceito no teste de tolerância o surgimento de nódulos.

Os abcessos, no entanto, são lesões decorrentes da aplicação incorreta do produto, o que pode levar a perdas no processamento das carcaças.

Desta forma, o Mapa entende que o aparecimento de tais abcessos não está relacionado à qualidade das vacinas contra a febre aftosa.

O Farmnews destacou que uma medida importante adotada em 2017 pelo MAPA deve evitar reações à vacina contra febre aftosa. Houve pedido formal aos laboratórios que produzem a vacina contra febre aftosa para que reduzam a dose atual de 5 ml para 2 ml (clique aqui e saiba mais).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Abcessos na carne não tem relação com vacina contra febre aftosa was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!