aftosa com vacinação

O Brasil deve ser reconhecido como livre de aftosa com vacinação em 2018

No ano de 2018 o Brasil deve ser reconhecido como país livre de febre aftosa com vacinação!

Em maio de 2018, durante a reunião anual da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, a entidade deverá anunciar o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação.

A certificação oficial pela OIE de que todo o território nacional é livre da doença com vacinação, deve contribuir para ampliar e abrir novos mercados internacionais às carnes brasileiras.

No último ano, o MAPA criou um comitê para preparar ações voltadas para o alcance desse objetivo.

O reconhecimento pela OIE deverá consolidar o processo de reconhecimento feito pelo MAPA. No início de dezembro, quando foram declaradas novas zonas livres da febre aftosa com vacinação no Amapá, Roraima, em grande parte do Amazonas e em áreas de proteção no Pará, finalizou-se nacionalmente o processo de erradicação da doença.

Vale destacar que em abril de 2017 completaram-se 11 anos sem registro de ocorrência de aftosa no país.

Estratégia importante em relação ao enfrentamento da doença em curso é a execução do Plano Estratégico do PNEFA 2017-2026 (clique aqui), com o objetivo de criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa com vacinação e ampliar as zonas livres da doença (sem vacinação).

Pois é, entre os objetivos do Plano de Erradicação da Febre Aftosa é o de tornar o país livre de febre aftosa sem vacinação, com segurança e reconhecimento internacional.

Vale lembrar que a zona livre sem vacinação, representada pelo estado de Santa Catarina, manteve em 2017 seu status sanitário.

O Farmnews destacou que o ano de 2017 foi histórico para a erradicação da febre aftosa no País e completou 11 anos sem registro de ocorrência da doença no País. Clique aqui e saiba mais! O fato é que o tema de erradicação da febre aftosa no país tem sido assunto no Farmnews (clique aqui).

Adaptado do MAPA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

O Brasil deve ser reconhecido como livre de aftosa com vacinação em 2018 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!