Mercado

Ações para retirada da vacinação contra aftosa na região Norte

O estados se preparam para retirada da vacinação contra febre aftosa na região Norte e o País ser considerado livre da doença sem vacinação a partir de 2023.

O MAPA está intensificando as reuniões com os estados para definir as medidas necessárias à retirada da vacinação contra a febre aftosa na região Norte, a partir de 2019, e a decretação de país livre da doença sem vacinação, em 2023.

As ações para retirada da vacinação contra febre aftosa na região Norte integram o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA, Guilherme Marques, nos dias 23 e 24 de outubro, será realizada, em Porto Velho, a primeira reunião com os estados de Rondônia, Acre e os vizinhos Amazonas e Mato Grosso, que compõem o bloco1 do PNEFA, além da Bolívia e Peru. “O bloco não engloba necessariamente o estado inteiro. Pode ser apenas parte dele. Por isso, foram incluídos os vizinhos”, explica.

No bloco 2, a reunião será em Manaus, dias 7 e 8 de novembro. Integram este grupo os estados de Amazonas, Amapá, Pará e Roraima, além dos vizinhos Mato Grosso, Goiás e do Tocantins.

Já o bloco 3 se reunirá dias 21 e 22 de novembro, em Natal. Integram o bloco Alagoas, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí, além dos vizinhos Tocantins, Sergipe e Bahia. Os blocos 4 e 5 ficarão para 2018.

No final de setembro houve um encontro em Rondônia para definir as atribuições de cada estado e dos países fronteiriços. O MAPA tem realizado auditorias para detectar os pontos vulneráveis nas áreas de pessoal, gestão e infraestrutura de cada estado. O trabalho já foi feito no Acre e está sendo concluído em Rondônia.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

“Estive em Rondônia, a convite do governo do estado, e participe de reunião com setor privado e representante do governo do Peru. Há a perspectiva de Rondônia ser o primeiro estado brasileiro a retirar a vacinação contra a febre aftosa, porque faz parte do Bloco 1 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa”, disse Marques.

O objetivo da reunião foi mostrar a necessidade de todos os segmentos discutirem as ações para alcançar o reconhecimento de livre de aftosa sem vacinação. “De modo geral, Rondônia precisa aperfeiçoar seus sistemas de vigilância e fiscalização”, avaliou Marques. O estado tem um rebanho de cerca de 13,7 milhões de cabeças (13,6 milhões de bovinos e 6.148 de bubalinos).

O Farmnews destaca também o trabalho do MAPA para a retirada gradual da vacinação contra febre aftosa no país! Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo