Mercado

O agronegócio tem melhor desempenho em mais de 20 anos

O agronegócio apresentou, em 2017, a maior contribuição para o PIB desde 1996, início da atual série de análises do IBGE.

O fato é que, em 2017, a economia brasileira registrou crescimento de 1%, abaixo do esperado por analistas.

No ano passado, o crescimento registrado pelo agronegócio foi de 13%. No 4º trimestre, porém, quando as principais lavouras já foram vendidas, o setor ficou estável. O agronegócio contribuiu com 70% do crescimento do PIB no ano passado.

O desempenho positivo do agronegócio se deve principalmente à agricultura. A lavoura de milho cresceu 55,2% no ano e a de soja, 19,4%.

Em termos setoriais, o crescimento do PIB mais uma vez foi puxado pela agropecuária, que cresceu no ano passado 13%. É o efeito prático da supersafra agrícola, que reduziu no País o preço dos alimentos, e o melhor resultado da série histórica iniciada em 1996.

O agronegócio foi responsável por 0,7% do crescimento total do PIB. Com relação a 2016, o setor cresceu no ano passado 29,5%, com 240 milhões de toneladas de grãos.

O setor de serviços cresceu apenas 0,3%, enquanto a indústria, apesar da recuperação demonstrada nos dois últimos trimestres, permaneceu praticamente estagnada. Mas a produção industrial demonstrou um pequeno dinamismo no último trimestre de 2017, com alta de 0,5% em relação ao trimestre anterior. Se a comparação for feita com o último trimestre de 2916, o crescimento terá sido de 2,7%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews reúne alguns dados que julga relevante e apresenta aos seus leitores a importância do PIB do agronegócio para a economia nacional. Clique aqui e confira!

As vendas externas dos produtos do agronegócio ajudaram no desempenho positivo do comércio exterior. As exportações cresceram 5,2%. As importações cresceram menos: 5%.

Já no último trimestre do ano, a balança pendeu para as compras externas, refletindo maior dinamismo do mercado doméstico. Em relação ao terceiro trimestre, as exportações caíram 0,9% e as importações cresceram 1,6%.

Vale lembrar, por exemplo, que a exportação de soja do Brasil em 2017 foi recorde histórico (clique aqui)!.

Adaptado de Folha de S.Paulo

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo