002

Anaterra consultoria e os desafios da pecuária goiana

De acordo com Eduardo Freire, consultor da Anaterra foi-se o tempo em que bastava deixar o boi no pasto por 4 ou 5 anos para se ter resultados satisfatórios e uma renda suficiente para manter uma família. Atualmente, a demanda do mercado consumidor por carne de qualidade, a preços competitivos e com impacto ambiental reduzido tem pressionado a pecuária como um todo a se organizar melhor. Além disso, tem havido maior fiscalização por parte dos órgãos ambientais, aumento da competição por terra para outros fins agrícolas e imposição de barreiras sanitárias e não sanitárias às carnes brasileiras.

Pecuária

Anaterra Projetos Agropecuários

Em resposta a esses desafios, o pecuarista brasileiro buscou inovar e melhorar a produtividade de seus sistemas de produção. Isso fica claro quando se avalia a evolução dos indicadores médios da pecuária nacional nos últimos anos. Embora as informações sejam esparsas, há claros indícios de melhoria na produtividade da produção pecuária do Brasil.

Alguns números que comprovam esse avanço é que de embora os números do rebanho nacional variem conforme a fonte, é consenso que eles aumentaram nos últimos anos em uma área de pastagem praticamente estável. Em outras palavras, a taxa de ocupação por hectare tem aumentado, enquanto a taxa de produção de carne por hectare também. Sinal que não estamos apenas estocando mais animais por área, mas que também esses animais estão desempenhando melhor. Nos últimos 5 anos a produção de carne por hectare aumentou de cerca de 36kg/ha para os atuais 40kg/ha, um aumento de aproximadamente 10%. A busca por terminação confinada ou mesmo semi-confinada contribuem para a melhoria desses números. Um exemplo complementar a maior produtividade refere-se ao fato da taxa de abate nos últimos 5 anos aumentar ao redor de 13%.

A importância da tecnologia frente aos desafios da  pecuária.

Hoje com pouco ou mesmo nenhum investimento é possível implementar tecnologia que auxiliam o produtor a conhecer melhor seu estoque, indicadores operacionais custos de compra, receitas etc. São recursos que permitem ao produtor entender melhor seus dados e aprimorar cada vez mais sua gestão. Hoje temos uma parceria com a Farmlogics para disseminar a cultura de controle dos dados de forma gratuita a produtores da nossa região.

Anaterra consultoria é parceria da Farmlogics. Entre em contato conosco pelo www.farmlogics.com.br e saiba mais sobre essa e outras parcerias!

Anaterra consultoria e os desafios da pecuária goiana was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!