Mercado

Dados das áreas cultivadas no Brasil destacam eficiência do campo!

Dados das áreas cultivadas no Brasil, coletadas por imagens de satélites, comprovam a eficiência do sistema de produção agrícola e pecuária do País!

O fato é que não somente de levantamentos de campo vive a inteligência territorial da agropecuária. Os satélites de observação da Terra se multiplicaram neste século e produzem imagens diárias da agricultura, com detalhes de até 50 centímetros.

E a Embrapa Territorial utiliza essas informações em seus estudos sobre o uso e ocupação das terras no Brasil, assim como o Cadastro Ambiental Rural (CAR). E a agência espacial (NASA) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos acabam de publicar um cálculo das áreas cultivadas do planeta, com base em monitoramento por satélite.

A Terra foi avaliada com um detalhe de 30 metros por 2 décadas por pesquisadores do Global Food Security Analysis. Esse projeto busca trazer subsídios sobre a segurança alimentar no planeta.

Segundo o estudo, o mundo tem 1,87 bilhão de hectares de lavouras. As maiores áreas cultivadas estão na Índia (179,8 milhões de hectares), nos Estados Unidos (167,8 milhões de hectares), na China (165,2 milhões de hectares) e na Rússia (155,8 milhões de hectares).

Esse trabalho interessa ao Brasil, por duas razões. Em primeiro lugar, em 2016 a Embrapa Territorial calculou a área cultivada do País: 65,93 milhões hectares (7,8%). A NASA calculou a área de lavouras do Brasil em 63,99 milhões de hectares (7,6%). A diferença foi de apenas 0,2%, para menos, no caso da NASA.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Em segundo lugar, alguns dados comparativos entre o uso agrícola dos países, de acordo com a NASA, merecem destaque. O Brasil protege e preserva a vegetação nativa em mais de 66% de seu território e cultiva 7,6% das terras. A Dinamarca cultiva 76,8%; a Irlanda, 74,7%; os Países Baixos, 66,2%; o Reino Unido 63,9%; a Alemanha 56,9% e por aí vai.

A maior parte dos países utiliza 20% a 30% do território com agricultura. Os da União Europeia usam entre 45% e 65%. Os Estados Unidos, 18,3%; a China, 17,7%; e a Índia, 60,5%. Os agricultores brasileiros cultivam apenas 7,6%, com muita tecnologia e profissionalismo.

Hoje, 21% do Brasil é o que os produtores dedicam à preservação da vegetação nativa e da biodiversidade dentro de seus imóveis. São mais de 177 milhões de hectares registrados no CAR.

Esses dados devem ser divulgados para reduzir a visão distorcida de muitos sobre a agricultura brasileira. A Embrapa, por exemplo, tem destacado a importância da agricultura na preservação ambiental (clique aqui).

Inclusive o Farmnews destacou que os produtores rurais estão preservando mais o meio ambiente (clique aqui).

Adaptado de Evaristo Miranda, da Embrapa Territorial

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo