Mercado

Prazo para o CAR pode ser prorrogado!

Pelo menos é isso que pede a CNA, já que o prazo para o cadastramento se encerra no próximo dia 31 de dezembro de 2017!

Diante disso, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enviou ofício ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, pedindo a prorrogação por mais um ano do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo para o produtor se inscrever termina no próximo dia 31 de dezembro.

No documento, o presidente da CNA, João Martins, destacou que a solicitação visa garantir à eficiência do cadastro e à adesão do maior número de produtores ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), ressaltando que a maior parte dos estados ainda não possui o PRA, o que requer maior prazo para sua implantação.

Segundo números divulgados recentemente pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente, as regiões Sul, Centro-Oeste e principalmente o Nordeste ainda não completaram o cadastramento.

“Não aderir ao CAR implica na exclusão das medidas que consolidam o uso do solo na propriedade rural e este impacto se dará principalmente na pequena propriedade”, afirmou o presidente da CNA no ofício.

O Cadastro Ambiental Rural é obrigatório para todos os imóveis rurais conforme prevê art. 29 do Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E por falar em CAR, você sabe realmente o que é e o que implica esse Cadastro na prática?

O fato é que o Farmnews tem destacado os avanços do agronegócio em relação a um modelo de produção cada vez mais sustentável, principalmente com relação aos aspectos ambientais. E quando tocamos nesse assunto é difícil não falar das regras aplicadas no País e isso passa pelo CAR. Então vamos entender melhor a questão e tire suas dúvidas! Clique aqui e saiba mais!

Adaptado da CNA

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo