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Código Florestal Brasileiro é iniciativa única entre os produtores mundiais

Nada é simples quando se fala de um país de dimensões continentais como o Brasil, ainda mais quando o assunto envolve nosso código florestal.

Grande número de países não consegue tratar sua riqueza natural da mesma forma que o Brasil. Isso é um fato, basta analisar quando visitantes estrangeiros ficam surpresos ao saber que por aqui é mandatória a conservação de florestas nas propriedade privadas, em percentuais que podem alcançar até 80% da área, como na Amazônia Legal. E, atônitos, perguntam: quem paga a conta?

O Brasil está pagando a conta e fazendo o dever de casa na construção de um futuro sustentável.

O Novo Código Florestal Brasileiro, estabelecido com a sanção da Lei 12.651, de 2012, estabelece a construção de diálogo e consenso para busca de algo inédito – a proteção das florestas e da vegetação nativa nas propriedades rurais privadas de uma das maiores potências agrícolas do planeta.

Nesse aspecto, vale lembrar o crescimento da preservação do meio ambiente pelos produtores rurais. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O fato é que, até o momento, mais de 4 milhões de produtores rurais registraram, até o momento, seus imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma base semelhante à Declaração de Imposto de Renda, que os brasileiros informam anualmente.

O CAR é uma iniciativa inédita no mundo. Resulta da máxima bastante conhecida, de que “sem informação qualificada não se gerencia nada”. O CAR é um instrumento para a busca de conhecimento substanciado sobre a realidade ambiental brasileira e, ademais, pilar para a modelagem da agropecuária que interessa ao Brasil construir.

Tudo isso é realizado com registros em mapas delimitados sobre imagens reais de satélite, acrescidos de informações prestadas pelos produtores, permitindo uma gestão dinâmica da realidade ambiental das propriedades rurais brasileiras.

São inúmeros os potenciais do Código Florestal Brasileiro, com destaque para a transparência no tratamento das questões ambientais ligadas à agricultura.

Há também movimentação nas cadeias produtivas, que exigem, de seus fornecedores, a incorporação de boas práticas de produção e a definição de métricas que assegurem a regularização ambiental dos sistemas produtivos.

Assim como as empresas buscam o fortalecimento das suas marcas, as nações têm investido em marcas e imagem para moldar visões globais sobre seus setores mais estratégicos.

Demonstrar coragem e capacidade de consolidar política pública tão arrojada é um importante avanço para solidificar uma marca de sustentabilidade e uma imagem fortalecida do Brasil para os brasileiros e para o mundo.

E como mencionamos no Farmnews recentemente, devemos cada vez mais ressaltar as iniciativas positivas do agronegócio nacional e, certamente, estamos cada vez mais alinhados à demanda por uma ambiente de produção equilibrado em termos econômicos e ambientais.

Adaptado da Embrapa

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