desenvolvimento sustentável

Brasil na agenda mundial de desenvolvimento sustentável

O país está na agenda mundial de desenvolvimento sustentável.

Desde setembro de 2015, atendendo a gestões da ONU, líderes de 193 países concordaram em implementar uma ousada agenda de desenvolvimento sustentável com o objetivo de garantir, até o ano 2030, um planeta mais próspero, equitativo e saudável.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), então definidos, incluem 169 metas em grande diversidade de temas, materializando a evolução e o amadurecimento da discussão global sobre desenvolvimento sustentável desde a década de 90.

E o que de fato aconteceu em termos de desenvolvimento sustentável desde então?

Em 1990, quase 50% da população do mundo em desenvolvimento tinha menos de US$1,25 por dia para viver. O índice caiu para 14% em 2015.

O número de pessoas pertencentes à classe média trabalhadora (que vivem com mais de US$4,00 por dia) quase triplicou, em termos globais, desde 1990.

Nos países em desenvolvimento, a proporção de pessoas em condição de desnutrição caiu quase à metade, de 23,3% em 1990 para cerca de 13%  na ocasião da aprovação dos ODS.

Na abrangente agenda, destacam-se erradicação da pobreza, agricultura e segurança alimentar, educação, saúde, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, produção e consumo sustentáveis, mudança do clima, proteção e uso sustentável dos ecossistemas terrestres e dos oceanos, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, cidades sustentáveis, governança e estratégias de implementação.

Essa agenda é singular por fornecer uma visão inclusiva e integrada do que seja progresso sustentável – certamente o mais ambicioso plano de promoção do desenvolvimento humano até hoje elaborado. E ele não parte do zero.

É, o desafio segue grande em relação a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.

O Farmnews destaca também para um dos principais questões relacionadas a produção de alimento no mundo: como alimentar uma população em constante crescimento? Um terço a mais de bocas para alimentar, esse é o desafio! E o desafio passa pela produtividade no campo (clique aqui e saiba mais)!

Adaptado de Maurício Antônio Lopes, Presidente da Embrapa

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Brasil na agenda mundial de desenvolvimento sustentável was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!