Mercado

Desperdício de carne bovina preocupa a cadeia pecuária!

Você sabia que o desperdício de carne bovina está entre os maiores desperdícios de alimentos?

De acordo com um estudo divulgado pelo USDA, nos EUA, 31% ou 60 milhões de toneladas dos quase 200 milhões de toneladas de alimentos fornecidos no país são desperdiçados. Em outras palavras, cerca de 60 milhões de toneladas de alimentos não são consumidos.

Pelo relatório do USDA, os 3 principais grupos de alimentos em termos de participação no valor total da perda de alimentos são carne, aves e peixes (30%), vegetais (19%) e produtos lácteos (17%).

Pois é, o desperdício de carne bovina está no principal grupo de alimentos quando o assunto é perdas de alimentos em valor.

As carnes são alimentos nobres e de alto valor agregado, o que aumenta a importância do tema para o setor. E o que motivará o público em geral a desperdiçar menos? Para criar mudanças, devemos entender as repercussões do que realmente significa esse desperdício.

O USDA diz que a perda de alimentos nos afeta de várias maneiras. O desperdício de alimentos significa perda de dinheiro e outros recursos, como terra, água, trabalho e energia. Claro, além do fato que a população mundial está crescendo, então será necessário mais alimento para alimentar as pessoas.

Clique aqui e acesse o artigo que apresenta os desafios de alimentar uma população mundial em crescimento!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

De acordo com um artigo recente apresentado na França, ofertar comida à caridade não é mais apenas um ato de boa vontade, é lei no país. Uma lei de 2016 proíbe os varejistas  de jogar fora alimentos.

Ele acrescenta que a mudança para esta política criou uma nova percepção dos supermercados na França. Eles não são apenas centros de lucro para comercializar alimentos, mas também são mais amigáveis ​​com o meio ambiente e humanitários. Clique aqui e saiba mais da lei anti-desperdício de alimentos que vigora na França e já é exemplo mundial!

E o apelo é que os pecuaristas dos Estados Unidos façam parte dessa discussão, principalmente porque a carne está entre os 3 principais alimentos desperdiçados nos EUA.

O fato é que o pecuarista dedica recursos preciosos para produzir carne bovina. Ai entra questões como soluções que visem aumentar a vida útil da carne bovina, criando produtos mais inovadores e educando o público sobre a seleção de cortes de carne, preparação, receitas entre outros aspectos que podem minimizar o desperdício de carne bovina.

Aliás, o Farmnews destacou um artigo interessante que completa o tema de desperdício de carne bovina. Clique aqui e saiba mais sobre o real trabalho do pecuarista!

Adaptado de BeefMagazine

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo