dia do zootecnista

Dia do zootecnista: temos muito o que celebrar!

No dia 13 de maio é celebrado o dia do zootecnista!

Parabéns a todos os profissionais que se dedicam ao lado de tantos companheiros, agronômos, veterinários e muitos outros para fazer do agronegócio o orgulho nacional.

No momento em que nós brasileiros muitas vezes nos sentimos desacreditados diante de tantos fatos e acontecimentos ruins referentes ao nosso país, existe um lado que nos enche de orgulho.

E esse lado vem do campo, dos números do agronegócio nacional. Quando falamos do campo e dos resultados da agricultura e da pecuária do Brasil, sentimos cada vez mais orgulho.

Pois é, no dia do zootecnista temos muito o que comemorar!

Clique aqui para acessar artigo que mostra um pouca da importância do agronegócio para a nossa economia.

Ano passado a zootecnia completou 50 anos no Brasil. Clique aqui para acessar artigo completo que fala dos 50 anos da história da zootecnia por aqui.

O primeiro curso foi criado em 1966 no Rio Grande do Sul e naquela época o objetivo era de formar profissionais com conhecimento específico na área de produção animal, como na área de nutrição, melhoramento genético e sanidade animal.

Desde o início da profissão o perfil e as atribuições do zootecnista foram se adaptando às mudanças e exigências do mercado. Hoje o mercado deste profissional é mais amplo comparado a época de seu início no Brasil.

O fato é que o zootecnista está nas fazendas, universidades, institutos de pesquisa, nas indústrias de insumos ligados a produção animal. Estamos lá, mas também estamos no mercado financeiro, em fundos de investimento, em empresas de tecnologia, de alimentos, comunicação entre outras. Estamos espalhados nos mais diversos segmentos da economia.

No dia do zootecnista, lembre-se que além do agronegócio nacional, fazemos parte do seu dia a dia!

E o que significa zootecnia?

O termo surgiu na França em 1843 quando foi separada do curso da agronomia.  O termo “zootechnie”, significa o conjunto de conhecimentos relativos à criação de animais domésticos. No Brasil, a Zootecnia foi trazida pelo professor Nicolau Athanassof, em 1907, que atuou como professor de Zootecnia na Escola Agrícola Luiz de Queiroz (Esalq).

Atualmente temos 181 cursos em atividade registrados no Ministério da Educação (MEC), disponibilizando 7.728 vagas por ano.

A zootecnia cresceu nos últimos anos e os estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná concentram boa parte dos estudantes do curso no país.

A produtividade da pecuária de corte nacional nos últimos 100 anos é um bom exemplo de como o agronegócio evoluiu no país. Clique aqui e acesso o artigo: “Produtividade da pecuária de corte: 100 anos de história”!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Dia do zootecnista: temos muito o que celebrar! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!