doença da vaca louca

Atípica doença da vaca louca registrada nos Estados Unidos

Uma variedade atípica da doença da vaca louca foi encontrada em um animal de 11 anos de idade, de acordo com o USDA.

O caso da encefalopatia espongiforme bovina foi detectado durante a vigilância de rotina em um frigorífico no Alabama, nos Estados Unidos.

O animal foi mantido no local de abate e “em nenhum momento” representou um risco para disse a agência de notícia do USDA.

A variedade atípica difere da doença da vaca louca “clássica” ligada à doença de Creutzfeldt-Jakob que acomete os humanos, de acordo com o USDA.

Nos 4 achados anteriores da doença da vaca louca nos EUA, apenas 1 caso no estado de Washington em dezembro de 2003 foi clássico, envolvendo uma vaca trazida do Canadá.

Esse evento estimulou a abertura de mercados de carne bovina e estimulou vários países a proibir a carne de bovino dos Estados Unidos.

Vale lembrar que no início deste ano, a China reabriu o acesso às importações de carne bovina dos EUA pela primeira vez após 14 anos (clique aqui e saiba mais)

Colin Woodall, vice-presidente de assuntos governamentais da National Cattlemen’s Beef Association em Washington, disse que o anúncio do USDA provavelmente não prejudicará o comércio de exportação do país, como ocorreu anteriormente depois de descobertas da variedade atípica da doença da vaca louca.

“Nós não esperamos nenhuma restrição por parte de nossos parceiros comerciais, mas é uma situação que acompanharemos com atenção”, disse Joe Schuele, porta-voz da Federação de Exportação de Carne dos EUA, com sede em Denver.

O Ministério da Agricultura da Coréia do Sul disse que fortalecerá as medidas de quarentena sobre a carne bovina dos EUA. O país não importa carne de abatedouro ou processadores de carne com base no Alabama, afirmou em um comunicado.

O Japão já toma medidas para evitar a entrada da doença da vaca louca dos EUA e, como este é atípico, não há necessidade de ação adicional, disse Yosuke Yamaki, vice-diretor da divisão de saúde animal do Ministério da Agricultura.

O caso acontece depois dos EUA suspender a importação de carne bovina fresca do Brasil (clique aqui e saiba mais)!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Atípica doença da vaca louca registrada nos Estados Unidos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!