Vacas

Um pouco da região centro-oeste de Goiás

Aluisio de Alencastro - Zootecnista e Representante da Farmlogics na região centro-oeste de Goiás

Aluisio de Alencastro – Zootecnista e Representante Farmlogics na região centro-oeste de Goiás

Aluísio de Alencastro (foto) é Zootecnista, pecuarista, consultor e representante Farmlogics na região centro-oeste de Goiás, que inclui os municípios de Jussara, Goiatuba entre outras cidades importantes na pecuária goiana.

Aluísio comenta da importância da gestão em sua região e por esse motivo procurou a parceria com a Farmlogics para auxiliar na sua propriedade e naquelas sob sua gestão. Aluísio entende que o primeiro grande passo para começar a gestão na fazenda é criar uma rotina de coleta dos dados, pois é a partir das informações que tudo começa. E esse é o seu desafio como consultor, identificar para cada perfil de propriedade e passo a passo mostrar para o pecuarista o valor da informação.

Começar com o simples e evoluir conforme o pecuarista sente necessidade de mais informações. Geralmente quando se tem informações seguras, naturalmente queremos saber mais e isso é estimulante. O pecuarista começa com uma, duas informações do estoque e logo mais pergunta dos custos do sal, da vacina, dos preços de venda, etc.

Do caderno de anotações para o seu tablet

Tudo inicialmente passa pelo bom e velho caderno de anotações. Para os pecuaristas que pensam em iniciar na coleta de dados é a primeira etapa, devido ao baixo custo e facilidade de inserção de dados. Mas claro, analisar as informações no caderno além de arriscado devido ao risco de perda, é sempre demorado e restrito a uma única pessoa, aquela que detém o caderno. O segundo passo é transferir os dados do caderno para um sistema que permite armazenar os dados com segurança e acessá-los a qualquer lugar com rapidez.

Em Goiás, Aluísio tem iniciado esse processo que chamamos de “aculturar” os pecuaristas neste processo que inicia em estabelecer os controles, coletar as informações e armazena-las de modo seguro. Mas, claro, antes de tudo isso o pecuarista deve estar consciente da importância e o valor que as informações tem para o seu negócio.

Caro, pecuarista. Entre em nosso site ou facebook e conte-nos como coleta e organiza os dados de sua fazenda. Existe uma dificuldade neste ponto na sua propriedade? Se não, como conseguiu iniciar a gestão na sua fazenda? Vamos compartilhar experiências.

E se você quiser conhecer mais sobre a Farmlogics cadastre-se e facilite a sua rotina de trabalho gratuitamente.

Um pouco da região centro-oeste de Goiás was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!