Mercado

Mercado de insumos pecuários aquecido com alta da arroba

Vendas de insumos pecuários se aquecem a partir do segundo semestre de 2019, seguindo preços da arroba do boi gordo!

De acordo com levantamentos do Cepea, as vendas de insumos pecuários atravessaram o primeiro semestre de 2019 em ritmo lento, com pecuaristas adquirindo insumos apenas quando havia necessidade.

Pois é, mas na segunda metade do ano, no entanto, o movimento de alta nos preços da arroba do boi gordo elevou as vendas de insumos pecuários nas casas agropecuárias. 

Pesquisadores do Cepea indicam que, na maioria das regiões brasileiras, os dois primeiros meses de 2019 foram marcados por clima seco, por menor liquidez no mercado de boi gordo e por incertezas econômicas, contexto que limitou a comercialização de insumos nas revendas agropecuárias.

A demanda por produtos para suplementação foi o que manteve a estabilidade nas lojas, mas, ainda assim, aquém do esperado por agentes de casas agropecuárias consultados pelo Cepea. Apenas nas regiões Norte e Sul do Brasil que os bons índices de chuva no primeiro bimestre intensificaram as vendas de sementes de pastagens, de insumos para agricultura e para suplementação e de medicamentos antiparasitários.

Já no segundo semestre, os preços da arroba do boi e do litro do leite subiram. Assim, produtores, mais capitalizados, aumentaram a demanda por produtos pecuários e movimentaram a liquidez nas revendas. Em alguns casos, houve, inclusive, antecipação das negociações para a entressafra, período em que as lojas agropecuárias sofrem com a volatilidade – nesta época, é comum que muitos produtores avaliam a rentabilidade da atividade para, então, tomar decisões sobre futuros manejos.

Pesquisadores do Cepea indicam que as negociações de sementes de pastagem foram destaques em 2019, tendo em vista que se mantiveram firmes o ano todo, favorecendo as revendas que estavam com maior estoque desse grupo de insumos. Além disso, as campanhas de vacinação contra febre aftosa ocorreram como o esperado para a época, aumentando a demanda de demais medicamentos aplicados no manejo.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E por falar no mercado de insumos pecuários, o custo da engorda de bovinos confinados acumulou alta em 2019 conforme dados do ICBC, do LAE/USP. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e confira também os principais fatos e dados que marcaram o ano de 2019 para a pecuária nacional, um ano que ficará para a história do País!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo