integração para reduzir custo

Integração para reduzir custo? Sinergia depende de planejamento!

O Farmnews destaca tema apresentado pela Embrapa que discute o valor da integração para reduzir custo nas atividades do agronegócio.

Muitas vezes, recomendamos a integração para reduzir custo das atividades, especialmente em uma propriedade rural. Será esta uma recomendação das mais acertadas?

Não temos a menor dúvida do valor da integração das atividades no campo. No entanto, a diversificação somente será interessante se entre as diferentes atividades, existir alguma coisa em comum. Principalmente, se uma das atividades contribuir para a redução do custo médio de outra atividade.

Até bem recentemente, nos preocupávamos mais com a economia de escala “que é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, buscando como resultado menores custos de produção e o incremento de bens e serviços”.

Em muitos casos, quando se busca aumentar a escala com o objetivo de reduzir o custo de cada unidade produzida, pode haver redução de produtividade em função da dificuldade na gestão do processo.

Mas vamos olhar para a questão da integração para reduzir custo das atividades de campo e, nesse aspecto, pense, por exemplo, em uma propriedade rural onde o produtor combina a avicultura com a cultura de milho, ou seja, existe algum tipo de relação entre as atividades.

No exemplo, os resíduos da avicultura são utilizados como fertilizantes para a cultura de milho. Neste caso, a avicultura contribui para redução do custo de produção e na melhoria da produtividade do milho e melhora também o potencial produtivo do solo. Portanto, se o milho é o principal componente da ração a ser fornecida às aves, esta terá um menor custo, por conseguinte deverá ser mais lucrativa.

Desse modo, podemos afirmar que integrar as atividades precisam ser planejadas para que se diminua a dependência externa, ou seja, que o produtor passe a produzir parte daquilo que, em outras condições, ele teria que buscar no mercado, muitas vezes a preços mais altos.

E aqui cabe ressaltar que o planejamento das atividades requer um plano orçamentário para que o empresário possa avaliar, em números, o resultado de suas investidas. E por falar nisso, você está iniciando o ano de 2018 acompanhando seu orçamento do ano? Caso contrário, clique aqui.

Aliás, saiba da importância do planejamento orçamentário para o seu negócio (clique aqui).

Adaptado da Embrapa

Siga o Farmnews, o cana de notícias do agronegócio!

Integração para reduzir custo? Sinergia depende de planejamento! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!