Mercado

Como tem evoluído o investimento chinês no agronegócio?

A China é o foco das exportações mundiais de commodities agrícolas. E como tem evoluído o investimento chinês no agronegócio mundo afora?

De acordo com um estudo do USDA, o investimento chinês no agronegócio internacional aumentou nos últimos anos.

As autoridades chinesas têm planos estratégicos ambiciosos nesse assunto, visando reformular padrões de comércio agrícola e aumentar a influência da China nos mercados globais.

Se por um lado os investidores são motivados pelos lucros, as autoridades governamentais e os bancos trabalham para encorajar investimentos chineses no agronegócio em outros países.

O fato é que esses investimentos contribuem para a segurança alimentar do país, contribuem para o aumento do lucro das empresas chinesas que dependem da importação de commodities agrícolas e igualmente abrem novos mercados para os produtos chineses e projetam influência política no exterior.

De acordo com o Ministério da Agricultura da China, mais de 1.300 empresas chinesas realizaram investimentos no exterior em agricultura, silvicultura e pesca no valor de US$26 bilhões em 2016. Os investimentos incluem agricultura e pecuária, pesca, processamento, maquinário agrícola, insumos, sementes e logística. mais de 100 países.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Departamento Nacional de Estatísticas do país asiático relata que o investimento chinês no agronegócio estrangeiro cresceu 5 vezes de 2010 a 2016.

A crescente dependência das importações de alimentos, preocupações com a segurança alimentar e um aumento no estoque de reservas internacionais estão entre os fatores que impulsionaram o crescimento do investimento chinês no agronegócio internacional.

No entanto, a maioria dos projetos agrícolas estrangeiros da China envolve empresas relativamente pequenas que investem em países vizinhos no sudeste da Ásia, no Extremo Oriente da Rússia e na África, que possuem terras inexploradas e são frequentemente receptivas ao investimento chinês.

Vale destacar, contudo, que uma série de estudos descobriu que a escala de muitos projetos agrícolas chineses fica muito aquém dos anúncios iniciais. Pesquisadores chineses descobriram que poucos projetos foram lucrativos e relativamente poucos investidores exportaram produtos para a China como planejado.

A China tem sido destaque no Farmnews ao longo do ano. Foram muitos temas e assuntos que apresentaram, principalmente, a evolução do consumo do país. Clique aqui!

Adaptado de Beef Magazine

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo