logística de grãos

Evento gratuito na Esalq discute perdas na logística de grãos

15º SILA – Seminário Internacional em Logística Agroindustrial discutirá perdas na logística de grãos. O evento acontece dia 26 de março!

É de interesse comum de diversos agentes da agroindústria a busca pela redução das perdas na logística de grãos que ocorrem nos diversos procedimentos realizados em sua cadeia produtiva.

Problemas de transporte e armazenagem são alguns dos fatores que levam profissionais a procurem soluções que diminuam as perdas e, claro, aumentem os resultados positivos. Porém, dados como um déficit econômico de mais de R$2 bilhões no ano de 2015, por exemplo, causados por gastos desnecessários no mercado de grãos, trazem preocupações ao setor.

E você sabia que a estimativa é que a falta de silo faz Brasil perder 34 milhões de toneladas de grãos por ano? O Farmnews já destacou o assunto de perdas na logística de grãos. Clique aqui e confira os dados!

Estudos realizados no setor logístico indicam os valores das perdas na produção de grãos em diversos estados, como o Goiás (0,933%) e o Rio Grande do Sul (1,736%), no caso da soja, e o Mato Grosso (1,766%), no caso do milho. As pesquisas revelam também a atividade logística que mais apresenta déficit econômico: a armazenagem, responsável por 67,2% na perda da produção.

Com o objetivo de discutir os impactos de tais prejuízos e apresentar experiências de gestão para a melhora nos processos logísticos, o Grupo Esalq-Log promove no dia 26 de março o 15º SILA – Seminário Internacional em Logística Agroindustrial.

Voltado para profissionais do setor logístico de produtos agrícolas, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, o evento conta com palestras de especialistas nacionais e internacionais, que abordarão o panorama atual e estratégias para redução perdas em produtos perecíveis e não perecíveis.

Divididos em 4 painéis, os temas abordados no 15º SILA serão apresentados por profissionais do setor de diversas instituições, que discutirão perdas na cadeia logística dos produtos em diferentes situações, como varejo, atacado, armazenagem e atividades portuárias e ferroviárias. Serão apresentadas ainda opções de métricas para a mensuração das perdas e tecnologias para mitigação.

O evento é gratuito, mas os participantes podem contribuir com a doação de mantimentos para uma entidade de Piracicaba.

A programação completa do SILA será divulgada em breve, mas as inscrições já podem ser feitas pelo site http://esalqlog.esalq.usp.br

Adaptado da Esalq-Log

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Evento gratuito na Esalq discute perdas na logística de grãos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!