pecuária brasileira é sustentável

Todos precisam saber que a pecuária brasileira é sustentável!

A realidade é que a pecuária brasileira é sustentável!

Mas a necessidade de dizer que a pecuária brasileira é sustentável aos consumidores e melhorar a comunicação entre os setores, ainda é um desafio.

E esse assunto foi o centro das atenções no evento de comemoração aos 10 anos, do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), que ocorreu durante a etapa paulista do circuito InterCorte 2017.

Como o próprio Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC já retratou em uma de suas palestras, o agronegócio brasileiro é bom de story doing e ruim de story telling.

O “GTPS 10 Anos” contou com a participação de importantes nomes do agronegócio, discutindo os avanços da pecuária nos últimos dez anos além do futuro e novos desafios, inclusive a democratização do acesso à ferramentas de compliance socioambiental.

O evento trouxe luz à importância da comunicação entre todos os elos da cadeia – especialmente o consumidor final – para o desenvolvimento da cadeia de valor. Segundo dados da FAO, estima-se que em 2050 seremos cerca de 9,5 milhões de pessoas no mundo. Para isso, há necessidade de elevar a produção de alimentos em 70%. Soma-se a isso, a premissa de avançar sem comprometer os recursos naturais.

Nos últimos anos, a produção de carne bovina conseguiu importantes incrementos de produtividade – chegando a 230% em alguns casos – mas ainda há muito a se fazer.

Aliás, clique aqui e veja a evolução de alguns dados de produtividade da pecuária de corte brasileira nos últimos 100 anos de história! Clique aqui!

Vale lembrar que “o consumidor final que nem sempre entende o que é sustentabilidade, e por isso, ainda não está disposto a bancar os custos inerentes de uma produção ambientalmente responsável”, lembrou, Leonardo Lima, da Arcos Dorados.

Levar essas informações imprescindíveis a todos os elos da cadeia, promovendo um debate que atenda os anseios de todas as classes, é o objetivo principal do GTPS. “As pessoas precisam saber que a pecuária brasileira é sustentável. O Brasil é a maior potência agroambiental do mundo, e é nosso papel, e do GTPS, fazer essas informações difundirem”, destacou o produtor rural, Caio Penido, do Grupo Roncador.

Embora mais de 60% do território nacional seja floresta nativa e nosso Código Florestal esteja entre um dos mais rigorosos do mundo, a imagem da carne brasileira no mercado externo ainda é associada a más práticas de produção. “Se temos dificuldade de fazer as informações correrem nos quatro cantos do Brasil, imagine lá fora.

Adaptado de GTPS

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Todos precisam saber que a pecuária brasileira é sustentável! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!