pecuarista com índices medianos

Os riscos de ser um pecuarista com índices medianos!

O Farmnews destaca os riscos de ser um pecuarista com índices medianos de produtividade.

Na verdade o Farmnews trás o tema que foi discutido pelo CEO da Red Angus Association, nos Estados Unidos, Tom Brink.

De acordo com o CEO, sendo um pecuarista com índices médios de desempenho, especialmente na atividade de cria, o empresário estará, na melhor alternativa, apenas pagando suas contas. Em outras palavras, dificilmente terá algum lucro na atividade.

Durante as últimas 2 décadas, cerca de 200 mil propriedades de cria nos EUA abandonaram a atividade, o que representa uma surpreendente queda de 22%, ou pouco mais de 1% ao ano.

Há muitas razões pelas quais essa tendência ocorreu, mas o maior fator foi a pressão financeira. O fato é que os produtores com índices médios e abaixo da média ou perdem dinheiro durante a maior parte dos anos ou apenas pagam suas contas. Diante disso, muitos deles optam por deixar o negócio permanentemente.

Em muitas atividades estar na média pode ser aceitável, mas não na pecuária de corte, especialmente na atividade de cria.

E os dados da atividade de cria nos Estados Unidos mostram que os pecuaristas de cria com índices de produtividade e custos perto da média apresentam resultados próximos de zero ou para ser mais preciso, de apenas US$4,0 por vaca. No caso dos melhores pecuaristas , ou seja, os mais eficientes em termos de custos e produção, o resultado por vaca gira em torno de US$215,0.

Nesse caso os números falam por si e os riscos de ser um pecuarista com índices medianos está bem claro.

E por aqui certamente a regra é a mesmo. Contudo, muitos pecuaristas no Brasil sequer sabem se estão ou não perdendo dinheiro na atividade, pois ainda não medem adequadamente o resultado do negócio.

Vale lembrar que o Farmnews tem continuamente buscado fornecer informações e ferramentas que auxiliem o pecuarista a medir o resultado da atividade. Acesse material sobre a importância do plano orçamentário (clique aqui), fluxo de caixa (clique aqui), apuração de resultado (clique aqui), além do controle de rebanho (clique aqui) e análise de cenários (clique aqui).

O Farmnews apresenta dados de produtividade da pecuária de corte nacional,  considerando a evolução do indicador de arrobas por hectare. Afinal, como tem evoluído a produção de arrobas por hectare da pecuária de corte nacional? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Os riscos de ser um pecuarista com índices medianos! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!