Mercado

O que os pecuaristas dos EUA temiam, está próximo de acontecer!

A proposta da China de incluir tarifas sobre a carne bovina dos EUA confirmou o pior cenário para os pecuaristas dos EUA.

O Farmnews destacou o acirramento da disputa comercial entre os EUA e a China e as respectivas consequências que, chegam ao campo (clique aqui).

Apesar dos receios, os pecuaristas dos EUA seguem confiantes de que a disputa possa ser resolvida rapidamente.

A China listou mercadorias dos EUA de soja a carne bovina que poderiam incorrer em uma tarifa de importação de 25% até o final de maio, se Washington cumprir sua ameaça de levantar impostos similares sobre produtos chineses.

O acirramento dessa disputa comercial seria um duro golpe para a indústria de carne bovina e os pecuaristas dos EUA, que tem visto um aumento nos estoques em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Vale lembrar que em junho de 2017, as exportações de carne bovina dos EUA retornaram à China após embargos de 14 anos em relação às preocupações com a doença da vaca louca (clique aqui). Algumas restrições permanecem em vigor, juntamente com uma taxa de 12% sobre as importações de carne bovina dos Estados Unidos, de acordo com a US Meat Export Federation (USMEF).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Os dados da USMEF mostraram que as exportações de carne bovina dos Estados Unidos para a China após a reabertura do mercado no segundo semestre de 2017 totalizaram 3.020 toneladas, avaliadas em US$31 milhões.

O fato é que nos últimos meses, o interesse chinês pela carne bovina dos Estados Unidos ganhou força. Exemplo disso foi o recente acordo comercial bilionário entre os 2 países envolvendo o comércio de carnes (clique aqui).

“A USMEF está esperançosa de que essa disputa comercial possa ser resolvida sem que a China introduza obstáculos adicionais para a carne bovina dos Estados Unidos”.

Os pecuaristas dos EUA já esperavam a possibilidade de aumento de tarifa sobre a carne bovina para a China (clique aqui). Contudo, a administração Trump tem até o final de maio para resolver o problema e reverter a possibilidade de que ocorra, na prática, esse aumento de taxa.

Adaptado de Reuters

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo