Mercado

Peso de carcaça de bovinos teve melhor 1° trimestre em 2020

O Farmnews apresenta os dados de peso de carcaça dos bovinos abatidos no Brasil em termos médios trimestrais.

O peso de carcaça no 1° trimestre de 2020 foi o melhor da história do Brasil para o período, com valor médio de 253,4kg por animal abatido.

Vale destacar que no 1° trimestre de 2019 o peso médio de carcaça por animal abatido foi de 246,0kg, enquanto em 2018 de 243,5kg.

E importante destacar que tradicionalmente (Figura), o peso médio de carcaça no 1° trimestre de cada ano e menor que dos trimestres subsequentes, com os pesos do terceiro e quarto trimestres como os mais altos a cada ano. Isso acontece também porque tradicionalmente nos 2 últimos trimestres do ano o volume de animais abatidos engordados em regime de confinamento é proporcionalmente maior.

E além dos dados de peso de carcaça, é importante destacar que o abate de bovinos no Brasil nos 3 primeiros meses de 2020 alcançou o menor valor em quase 10 anos. Clique aqui e confira dos dados!

A Figura a seguir ilustra a evolução trimestral do peso médio de carcaça dos bovinos abatidos no Brasil, segundo dados do IBGE, entre 2010 e a parcial de 2020.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Fone: Dados do IBGE (adapado por Farmnews)

E com o ritmo de abate menor no início de 2020, somado aos dados recordes de exportação de carne bovina do Brasil, o preço do boi gordo no final de maio alcançou o maior valor do ano de 2020 em termos nominais. Pois é, mesmo com um consumo interno fragilizado diante dos efeitos negativos da COVID-19, o preço do boi gordo segue se mantendo estável em 2020 e muito acima do praticado no mesmo período de 2019. Pelo menos tem sido assim nos 5 primeiros meses do ano.

O Farmnews apresenta dados da participação da China no mercado de carnes brasileiro entre janeiro e abril, de 2016 a 2020. O objetivo e destacar os dados e a importância da China na exportação de carnes do Brasil nos últimos anos, especialmente em 2020. Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo