Mercado

Peso médio de carcaça dos bovinos abatidos no 3° trimestre de 2018

O Farmnews destaca para o peso médio de carcaça dos bovinos abatidos no País no 3° trimestre de 2018.

O Brasil abateu no 3° trimestre de 2018 o equivalente a 8,27 milhões de bovinos, entre todas categorias e sexos, segundo dados do IBGE e, isso correspondeu a uma produção de 2,10 milhões de toneladas em peso médio de carcaça. Isso implica que o peso médio de carcaça dos bovinos abatidos no Brasil no 3° trimestre de 2018 foi de 254,37kg.

O peso médio de carcaça de 254,37kg é 3,5% superior ao peso médio apurado no trimestre anterior, já que no 2° trimestre de 2018 o peso médio de carcaça foi de 245,67kg. E o peso médio de carcaça observado no 3° trimestre de 2018 foi também maior quando comparado a média do mesmo período do ano anterior (3° trimestre de 2017, 252,91kg).

E por falar em abate de bovinos, vale lembrar que o ritmo de abate 3° trimestre de 2018 tem sido o maior dos últimos 4 anos para o período (clique aqui).

Um fato importante a ser destacado é do aumento da intenção de abater fêmeas devido ao cenário desfavorável de preços nos últimos anos. O aumento do ritmo de abate de fêmeas nos últimos anos tem sido discutido no Farmnews (clique aqui), bem como a perda de margem do pecuarista quando comparamos a evolução dos preços do mercado pecuário e da inflação medida pelo IGP-M (clique aqui).

Além da perda de valor quando comparamos os preços do boi gordo e do bezerro com a inflação, os custos de produção em 2018 aumentaram de modo significativo frente ao valor dos animais. Isso pode ser ilustrado, por exemplo, pelo aumento dos custos de produção de bovinos confinados que, apesar da queda em outubro, acumula forte alta no ano de 2018 (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo