população rural brasileira

Dados revelam que a população rural brasileira está envelhecendo!

O percentual de jovens no campo está encolhendo, enquanto a população rural brasileira fica mais velha.

Essa foi uma das principais informações coletadas pelo Censo Agro 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cuja prévia foi apresentada neste final de maio de 2018 em audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal.

O levantamento, que está em fase de finalização, foi apresentado pelo coordenador do Censo Rural 2017, Antonio Florido. “Em 23 de maio, registramos 5.067.656 estabelecimentos recenseados de um total previsto de 5.254.953 propriedades e podemos perceber o envelhecimento da população rural”, comunicou o coordenador.

Em 2006, quando foi realizado o último censo rural, as pessoas com mais 65 anos representavam 17,52% da população do campo. Hoje, esse grupo gira em torno de 21,4%. A faixa etária entre 55 e 65 anos também aumentou quatro pontos percentuais, passando de 20% para 24% do total. Em contrapartida, o agrupamento entre 35 e 45 anos de idade encolheu de 21,93% para 18,29% da população rural e os jovens entre 25 e 35 anos, que representavam 13,56% do campo em 2006, hoje são apenas 9,48%. “Detectamos também um aumento do número de recursos de aposentadorias e pensões no campo, o que reforça os dados de faixa etária confirmando que a população rural envelheceu, mesmo”, reforçou o coordenador da pesquisa.

Pois é, com o envelhecimento da população rural brasileira, a questão da sucessão familiar ganha cada vez mais importância. O fato é que na maioria das vezes o assunto sucessão familiar é tratado com desconfiança e dificuldade por aqueles que desejam se aposentar, já que realmente é difícil e preocupante se desligar da atividade. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E por falar em envelhecimento da população rural brasileiro, você sabe sobre o do perfil do produtor rural nacional? A pesquisa feita pelo Departamento do Agronegócio da Fiesp e pela Organização das Cooperativas Brasileiras traça o perfil do produtor rural brasileiro. Clique aqui e veja alguns dados do perfil do produtor rural como: escolaridade, renda, tempo na atividade e a questão da sucessão familiar.

Adaptado da Embrapa

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Dados revelam que a população rural brasileira está envelhecendo! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!